quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Jogos e Dinâmicas de Grupos - 4

* O JOGO DAS QUALIDADES


Esta dinâmica pode ser aplicada num grupo que estaja a passar por um momento de grande desmotivação e baixa auto-estima. 

Os resultados são muito positivos e pode-se sentir logo no fim da aplicação (o clima pesado é substituído por um clima de descontração, surpresa e satisfação).


Material Necessário:

- folhas A4

- quadro onde se possa escrever e ser visualizado por todos.

Grau de Dificuldade:

De simples aplicação

Desenvolvimento:

O organizador distribui o papel A4 e solicita a cada um que escreva 3 qualidades de todos os colegas (tendo em mente a justificação). 

Combina-se um tempo para terminar esta parte da actividade.

Após o tempo combinado se ter esgotado, todos os participantes são convidados a reunirem-se em círculo.

O organizador lê as três qualidades que ele achou em cada um dos participantes, explicando as razões. Então um outro participante também faz o mesmo, até que todos o tenham feito.

Enquanto a pessoa vai falando das qualidades, um outro participante está a anotá-las em local visível.


Observações:

os resultados desta dinâmica são imediatos, pois destaca-se apenas o lado bom de cada um. 

percebeu-se que após certa altura da aplicação desta, as qualidades vão sendo reforçadas por outros colegas (vários colegas citando a mesma qualidade) e também foi criando uma compreensão comum mais positiva de cada participante.

- percebeu-se também que os resultados desta simples dinâmica, foram reforçados no dia-a-dia (as pessoas ficaram a lembrar-se das qualidades dos outros e também a comentar "ah.. tal pessoa também tinha esta outra qualidade XXX")

- esta dinâmica é de melhor aplicabilidade em grupos menores (até 15 pessoas) para que os participantes não fiquem dispersos.


* COMO TE ESTÁS A SENTIR...

Esta dinâmica é bem simples de ser aplicada.

Ela é sempre aplicada no final de alguma actividade (ou reunião) e ajuda a criar uma compreensão comum e sumarizada da actividade desenvolvida.

É uma técnica muito simples e muito boa! Experimente!

Desenvolvimento:

Os participantes são convidados a exporem o que estão a sentir após a realização da actividade. 

As pessoas expressam-se  e têm a oportunidade de falar resumidamente a sua opinião sobre o assunto desenvolvido. 
Os pontos negativos são tratados individualmente e os pontos relevantes são destacados para tratar em conjunto numa próxima reunião ou actividade.



* PASSAR AMOR

Objectivo:

a brincadeira do Passa Amor pode ser utilizada nos encontros que falem sobre partilha, valorização da pessoa humana, sobre o Sagrado Coração de Jesus, etc...

Material: 

Confeccione um coração de cartolina num tamanho que fique escondido no meio das nossas mãos (pode se escrever Jesus no centro do coração).

Como brincar: 

Essa brincadeira na verdade é conhecida por Passa anel, só que em vez de passarmos um anel iremos passar um coração. 

Sorteia-se a criança ou jovem que vai passar o coração. 

As outras sentam-se lado a lado, com as mãos fechadas (como para rezar) no colo. 

A que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, ou seja, finge que põe o coração na mão de cada um dos participantes, na verdade, só deixa cair na mão de um. 

Quando acaba, abre a mão mostrando que não tem o coração. 

Ao terminar, a criança pergunta a um dos participantes: quem está com Jesus no coração? 

Se a criança acertar, vai passá-lo na vez seguinte.

Dessa forma a criança aprende a brincar que Jesus está em todas as pessoas e que é necessário enxergarmos a sua presença no irmão, todas as pessoas podem partilhar este amor.



* CAÇA AO TESOURO

Objectivo:

- ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas.

Para quantas pessoas: 

- cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é interessante aumentar o número de questões propostas.

Material necessário: 

- uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.

Descrição da dinâmica: 

- o coordenador explica aos participantes que agora inicia-se um momento em que todos terão a grande chance de conhecerem-se. 

A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir-lhe que assine o nome na lacuna.

1. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus:

2. Alguém que viva numa casa sem fumadores:

3. Alguém que já tenha morado numa outra cidade:

4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras:

5. Alguém que use óculos:

6. Alguém que esteja com uma camisa da mesma cor que a sua:

7. Alguém que goste de verde-abacate:

8. Alguém que tenha a mesma idade que você:

9. Alguém que esteja de meias azuis:

10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?):


Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo.



* FOTOLINGUAGEM - COMUNICAÇÃO

Objectivo:

Olhar para as fotos sobre a realidade que se vive, aprender a ligar dois ou mais factos e ter uma opinião sobre eles.

Material necessário: 

Fotos de jornais e revistas espalhadas por toda a sala.

Número de participantes: 

Se houver mais de oito pessoas, deve-se subdividir em grupos de cinco.

Descrição da dinâmica: 

Os participantes passeiam pela sala, olhando para as fotos e escolhem duas fotos que tenham alguma ligação entre si.


> Depois, durante 7 minutos, pensam nas seguintes questões:

a) Que realidade me revelam?

b) Qual a ligação entre elas?

c) Por que me identifiquei com elas?


Cada um apresenta as fotos e as conclusões às quais chegou. 

O restante do grupo pode questionar a ligação dos factos entre si e fazer uma ou duas perguntas para esclarecer melhor as afirmações.



* TÉCNICA 
" Dentro e fora do coração"

Primeiro momento

Colocar o cartaz com o desenho do coração no centro da sala.

Cada pessoa escreve, fora do coração, uma palavra que expresse o que vê e ouve das pessoas da comunidade a respeito do mundo das drogas e das vítimas da dependência.


Segundo momento


Escreve dentro do coração uma palavra que expresse o que esta a ser feito para mudar a problemática das drogas na nossa comunidade e na sociedade de modo geral.


Terceiro momento

Pedir aos jovens que comparem o que está escrito dentro e fora do coração


Quarto momento

A nossa comunidade tem agido com misericórdia para com as vítimas das drogas?



* DEBATE "6 X 6"

Dinâmica de grupo para ser trabalhada quando houver um número muito grande de participantes.

Consiste na formação de pequenos grupos de 6 pessoas que discutem um determinado assunto durante 6 minutos (ressalta-se que tanto o número de pessoas, quanto a quantidade de tempo pode ser alterado, de acordo com necessidade ou conveniência).

Esta dinâmica permite a participação de todos os presentes; estimula ambiente de informalidade, a troca de idéias, a desinibição dos participantes, a divisão de trabalhos, entre outros. 

Esta técnica é muito útil também para testar e formar o consenso de um grupo grande. 

Não adequado para aplicar com criancas, por causa da complexidade dos desdobramentos.


Procedimentos para aplicação da dinâmica: 


I – Preparo prévio:

- perguntas, problemas ou roteiro de discussão de cada subgrupo;


II – Apresentação da dinâmica:


apresentar ao grande grupo o funcionamento da dinâmica, seus objectivos, os papéis e atitudes esperados de cada participante e o tempo para discussão;

Segmentar os grupos (a segmentação pode ocorrer por meio de sorteio. 
Colar números debaixo das cadeiras sem que os participantes saibam, assim como os membros das panelinhas acentam-se sempre perto um do outro, as panelinhas foram desfeitas e houve a possibilidade de prover uma maior integração no grande grupo). 
Atentar para que o numero de participantes do subgrupos seja igual ao numero de subgrupos;

antes de distribuir os roteiros de discussão, pedir para que os membros dos subgrupos apresentem-se, que escolham um coordenador para os debates e um relator para fazer as anotações; 
(dar mais ou menos uns 10 minutos para eles fazerem esta etapa)

- distribuir os roteiros de discussão


III – Discussão



Antes do início da discussão, o coordenador determina um número sequencial (iniciando do 1) a cada participante. Aplicar a esta dinâmica, um conjunto de crachás numerados a cada coordenador. 
Quando os subgrupos se formam, o coordenador distribui os crachás. 
Quando novos subgrupos se formarem, as pessoas deixam os crachás nas cadeiras, e vão procurar o seu novo grupo).

Terminado o tempo de discussão, cada membro vai procurar os subgrupos dos que tinham o número 1, dos que tinham o número 2, e assim por diante;

formado os novos subgrupos, novamente ocorre a apresentação dos membros do grupo e a escolha de um coordenador das discussão e relator do grupo.

- cada um apresenta aos outros as conclusões e discussões do subgrupo anterior;

- esgotado o tempo de discussão, todos voltam ao grupo grande e os relatores dos dois subgrupos reúnem-se na frente para apresentar os pontos discutidos nos subgrupos.



* A VELA E O COPO

Procedimentos

1. Pedir aos participantes para observarem com detalhe tudo aquilo que será feito.

2. Colocar uma vela sobre a mesa e acendê-la cuidadosamente.
Deixar queimá-la durante alguns segundos.

3. Em seguida, pegar num copo ou vidro transparente e, cuidadosa e lentamente, colocar sobre a vela. 
Aos poucos, ela se apagará.

4. Deixá-la assim e pedir que as pessoas falem o que sentiram ou observaram, quando viram a experiência. 

Material a ser usado

• 1 vela;

• fósforos;

• copo ou vidro transparente.


Utilidade Pastoral

Palestra sobre:

• amizades possessivas;

• sentir-se preso/sufocado;

• fechamento em si mesmo;

• fechar-se à graça de Deus;

• super-proteção, etc


Lição: Nada sobrevive, quando uma pessoa sente-se prisioneira de alguém ou de si mesma.


HÉLDER GONÇALVES

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