sábado, 14 de setembro de 2013

Ano da Fé - Crianças




Criança – Há dias ouvi dizer que começou o Ano da Fé. O que é isso?
Adulto – O Ano da Fé é um tempo em que o Papa propõe, a toda a Igreja, para incentivar os cristãos a conhecerem melhor as razões da sua fé.
Criança – E porquê?
Adulto – Porque o Papa tem consciência de que muitas pessoas puseram Deus de lado e por isso não são felizes.
Criança – Também na minha escola já há muitos colegas que não vão à catequese, não frequentam as aulas de Moral, nunca falam de Deus e vivem como se Ele não existisse.
Adulto – Estás a ver como é preciso dizer às pessoas todas e, sobretudo aos adultos, aos pais, aos avós, aos padrinhos, aos irmãos mais velhos, que Deus nos ama muito, está connosco cada dia e quer que vivamos felizes.
Criança – É verdade, também eu me esqueço de Deus Pai, de Jesus e do Espírito Santo. Então, este ano, tenho possibilidade de crescer no conhecimento do Amor de Deus por toda a humanidade?
Adulto – Isso mesmo! Vejo que estás a compreender que o Ano da Fé é uma oportunidade para descobrir a alegria de acreditar em Deus e de encontrar a melhor forma de falar d’Ele às pessoas. O nosso Bispo, sabes como ele se chama?
Criança – Sei, é o Senhor Dom Anacleto.
Adulto – Pois, o nosso Bispo já falou e continua com o programa na Rádio Alto Minho, a propósito do Ano da Fé, .
Criança – Um programa de rádio pelo Senhor Bispo para nós, deve ser interessante.
Adulto – Sabes, é que tal como o Papa também o nosso Bispo quer dizer a todos que “quem acredita em Jesus Cristo tem razões para viver alegre e feliz” 
Criança – E como vamos poder crescer no conhecimento de Jesus Cristo e na união com Ele?
Adulto – Ainda bem que fizeste essa pergunta. A Diocese programou vários momentos de oração, de estudo e de reflexão para conhecermos melhor Jesus Cristo e o seu Evangelho. São propostas interessantes e variadas para atingirem grande número de pessoas.
Criança – Há iniciativas para todos?
Adulto – Sim, para todas as idades: momentos de estudo e de reflexão, celebrações e tempos de oração na comunidade e na família. Um ano em cheio, para professar a nossa fé e poder dizer com toda a convicção o “CREDO” isto é: “EU CREIO”
Criança - E nós, os mais novos, o que podemos fazer?
Adulto – Compreender a catequese e a Missa de Domingo como um encontro com o Senhor Jesus. Para isso é muito importante não faltar e participar com alegria e interesse.
Criança – Vamos a isso.
Adulto – Vamos, ó Jesus, podes contar connosco.
HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...