terça-feira, 10 de setembro de 2013

Festa do Pai Nosso - 2º Ano



* Saudação Inicial:

Catequista: Deus Pai que dá a vida e cuida de nós merece toda a nossa gratidão e louvor.
A oração do Pai Nosso, entregue aos vossos filhos, significa que esta oração não é só para memorizar e rezar, mas é também para viver.
Foi por isso que Jesus nos entregou esta oração. Recebê-la hoje, numa celebração, é sinal de que assumimos a dignidade e exigência de sermos filhos de Deus e irmãos uns dos outros.


* Acolhimento

O acolhimento será feito na Igreja. Cada criança ficará com os seus pais nos bancos destinados ao seu catequista.
Durante este tempo haverá uma música ambiente.



* Entrada Processional

Entram duas crianças com o cartaz: FESTA DO PAI NOSSO. 
Em seguida uma criança com a Bíblia aberta no texto do Pai Nosso ( Lc 11, 1-4 ) e ladeada por 2 velas trazidas por 2  crianças.



Cântico de entrada:

Guido pela mão com Jesus eu vou
sigo como ovelha que encontrou o pastor.
Guiado pela mão com Jesus eu vou
aonde Ele vai.  2 X

Se Jeus me diz “amigo 
deixa tudo e vem comigo”
Como posso ser feliz sem ir com Ele.
Se Jesus me diz “amigo 
deixa tudo e vem comigo”,
Minha mão porei na Sua, irei com Ele.


* Introdução

Neste momento aproximam-se aqueles que foram escolhidos para fazer uma breve introdução: um catequista, uma mãe, uma criança e um pai.

Catequista: A nossa paróquia está de parabéns e emfesta, porque as crianças do primeiro ano de catequese aprenderam coisas muito importantes ao longo deste ano e hoje vão receber dos pais a oração mais bonita que foi ensinada pelo nosso amigo Jesus e que certamente aprendestes. É a oração do Pai Nosso.

Mãe: Os nossos filhos certamente estão felizes, porque aprenderam, ao longo deste ano de catequese, que Deus é um Pai maravilhoso. Ele dá a vida e cuida de nós e tudo faz para o nosso bem.
Sentimo-nos orgulhosos por eles aprenderem a tratar a Deus por Pai e a dizer-Lhe como Jesus: “Pai Nosso que estais nos Céus”.

Criança: Nós, amigos de Jesus, aprendemos também na catequese que fazemos parte da grande família de Deus, a Igreja.

Pai: Filhos, aqui, na Igreja, aprendereis muitas coisas belas. Agora, juntos, vamos louvar o nosso Pai do Céu.


* Ritos Iniciais

Sacerdote: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Ámen.

O sacerdote faz um breve acolhimento à assembleia, onde fará alusão à Festa que vamos celebrar e à Palavra de Deus que vai ser proclamada.


* Palavra de Deus

Catequista: Escutemos, em silêncio, o que Jesus ensinou aos seus discípulos  mas antes cantemos com alegria:


Cântico:

Guiado pela mão com Jesus eu vou
sigo como ovelha que encontrou o pastor.
Guiado pela mão com Jesus eu vou
aonde Ele vai. 2 X


* PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

Nove crianças com os dísticos da Oração do Pai Nosso, dirigem-se para junto do Altar, permanecendo lado a lado, de costas voltadas à assembleia. No momento em que o sacerdote começar a proclamar a Oração que Jesus ensinou aos seus discípulos, cada criança volta-se-á para a assembleia, mostrando a frase do Pai Nosso, enquanto um pai lerá a explicação do conteúdo de cada frase.

Catequista: “Estando Jesus em oração, em certo lugar, quando acabou, um dos discípulos pediu-Lhe:”

Criança: “Senhor, ensina-nos a rezar!”

Catequista: “Disse-lhes então Jesus”

Sacerdote: “Quando rezardes, dizei: Pai Nosso

Pai: Quer dizer que Deus é Pai de todos nós, de todas as pessoas. Nós temos os nossos pais da terra, mas Deus é o nosso primeiro Pai.

Sacerdote: “Que estais nos céus

Pai: Quer dizer que Deus nosso Pai, está em toda a parte: está sempre connosco onde nós estivermos.

Sacerdote: “Santificado seja o vosso nome

Pai: Quer dizer que nós devemos louvar sempre a Deus por tudo aquilo que nos dá. Ele mais que ninguém merece todo o nosso louvor, o nosso obrigado.

Sacerdote: “Venha a nós o vosso reino

Pai: Quer dizer que Ele está sempre connosco e é nosso amigo. Que a sua morada é para todos os que o escutam e amam. Toda a gente pode entrar no Reino, na casa de Deus.

Sacerdote: “Seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu

Pai: Quer dizer que devemos fazer sempre a vontade de Deus. E fazer a vontade de Deus é fazer o que os nossos pais nos mandam, o que nos pedem os nossos catequistas, os professores, etc... é também comportar-se bem em todo o lugar. É obedecer à Palavra de Deus.

Sacerdote: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje

Pai: Quer dizer que Deus, nosso Pai, nos dá o alimento que serve para nós nos alimentarmos e termos vida.

Sacerdote: “Perdoai-nos as nossas ofensas

Pai: Quer dizer que Deus nos perdoa quando fazemos mal aos outros, quando não rezamos as orações que aprendemos ao longo deste ano, na catequese, quando nos arrependemos das nossas asneiras e pedimos perdão.

Sacerdote: “Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

Pai: Quer dizer que nós devemos perdoar, pedir desculpas aos nossos professores quando não fazemos os deveres; aos nossos pais, aos nossos catequistas e a todas as pessoas a quem fazemos mal, para que Deus nos possa perdoar a nós também pelo mal que fizemos.

Sacerdote: “E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”.

Pai: Quer dizer que nós devemos pedir a Deus que faça de nós bons amigos.
Nós, por vezes, batemos nos colegas e amigos, mas devemos pedir a Deus que nos ajude e não fazer mais isso.

* ORAÇÃO

Catequista: Agora que já recordamos e sabemos o que quer dizer cada uma destas frases do Pai Nosso, vamos, com gestos, cantá-lo com amor e carinho a Deus nosso Pai.

Junto ao mar eu ouvi hoje,
Senhor, Tua voz me chamou
E me pediu que me entregasse a meu irmão.
Essa voz me transformou,
a minha vida ela mudou,
só penso agora, Senhor, em repetir-Te.

Pai nosso, em Ti cremos,
Pai nosso Te oferecemos,
Pai nosso, nossas mãos de irmãos - (bis)

Quando eu vá p’ra outros lugares,
terei eu que abandonar,
minha família e meus amigos por seguir-Te.
Mas eu sei que, algum dia, viverei tua verdade
Com meus irmãos e junto deles repetir-Te.

Pai nosso, em Ti cremos,
Pai nosso Te oferecemos,
Pai nosso, nossas mãos de irmãos - (bis)

- Pai Nosso que estais nos Céus...

Pai nosso, em Ti cremos,
Pai nosso Te oferecemos,
Pai nosso, nossas mãos de irmãos - (bis)


ENTREGA DO PAI NOSSO ÀS CRIANÇAS

Criança: Queridos pais, sabemos que hoje ireis dar-nos uma prenda especial.
Aquela mesma prenda que Jesus deu aos seus amigos, os Apóstolos.
Contentes, aguardamos este momento feliz.

Pai: Sim, queridos filhos, temos a alegria de vos oferecer a bela oração de Jesus. Diante d’Ele queremos dizer que nos comprometemos em rezar a sua e nossa oração em família.

Os pais ao lado dos seus filhos, fazem a entrega solene da Oração do Pai Nosso. Todos dizem em uníssono, dirigindo aos filhos:

Todos os Pais:  

Meu Filho, recebe o Pai Nosso - a oração que Jesus nos ensinou. Vamos rezá-la todos os dias, em sinal de amor ao Pai do Céu.

Catequista: Agora podeis colocar essa oração no vosso quarto, para vos lembrardes todos os dias de falar com o nosso Pai do Céu.
Antes de irmos embora vamos dizer a Jesus, cantando, que estamos muito felizes por Ele ser o nosso melhor Amigo.


* Cântico Final

Eu tenho um amigo que me ama,
.
Que me ama, que me ama;
Eu tenho um amigo que me ama,
Seu nome é Jesus.


É um amigo que me ama, é um amigo que me ama, 
é um amigo que me ama, é Jesus.  2 X


Tu tens um amigo que te ama,
Que te ama, que te ama;
Tu tens um amigo que te ama,
Seu nome é Jesus.


Nós temos um amigo que nos ama,
Que nos ama, que nos ama;
Nós temos um amigo que nos ama,
Seu nome é Jesus.


Nós temos uma Mãe que nos ama,
Que nos ama, que nos ama;
Nós temos uma Mãe que nos ama,
Seu nome é Maria.


* BÊNÇÃO FINAL


O sacerdote poderá, se desejar, fazer uma breve despedida.


Sacerdote: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Ámen.


Sacerdote: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

Todos: Graças a Deus.


HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...