quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Adoração para Jovens



* CÂNTICO INICIAL

1. Tão sublime sacramento adoremos neste altar,
Pois o antigo Testamento deu ao novo o seu lugar.
Vem a fé, por suplemento, os sentidos completar.

2. Ao eterno Pai cantemos. E a Jesus o salvador,
Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor.
Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor. 
Amém. 

I. SAUDAÇÃO:


Presidente: Iniciando esta adoração, façamos sobre nós o sinal da cruz saudando a Santissíma Trindade. 
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Presidente: O Deus da esperança, que nos cumula de toda a alegria e paz na nossa fé, pela acção do Espírito Santo, esteja conosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Presidente: Neste momento, diante de Jesus Sacramentado, queremos trazer a nossa fé e a nossa esperança, lembrando-nos especialmente dos problemas da nossa comunidade, sem esquecer dos problemas pessoais que ocorrem dentro de nossa própria casa.

(Todos rezam em silêncio por alguns instantes. Quem quiser pode  ajoelhar-se.)


- Creio em Deus Pai... 

- Pai-Nosso... 

- Ave-Maria...

Presidente: Graças e louvores se dêem a todo momento. 3 X

Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. 

Presidente: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo, 

Todos: Como era no princípio agora e sempre. Amém.



II. JESUS ESCUTA NOSSA VIDA


Presidente: Irmãos e irmãs, neste tempo tão propício à conversão, lembremo-nos das palavras do apóstolo Paulo:

Todos: “Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a acção de graças.” (Fl 4,6)

Presidente: Por isso, não temamos apresentar ao Senhor Sacramentado algumas das nossas angústias.

(Todos rezam em silêncio por alguns instantes. Quem quiser pode  ajoelhar-se.)

Catequista: Senhor Jesus, estamos assustados com a falta de fé da nossa sociedade. Até mesmo da nossa casa e da nossa comunidade.

Todos (cantando): Piedade, Piedade, Piedade de nós .

Ave- Maria...

Catequista: Bom Jesus, já não sabemos mais o que fazer diante do flagelo das drogas que atinge os nossos jovens.


Todos (cantando): Piedade, Piedade, Piedade de nós.


Ave-Maria...

Pai: Jesus, manso e humilde de Coração, como permanecer em paz, diante da violência nas famílias, no trabalho, no trânsito, na agressão à natureza, no tráfico de armas?

Todos (cantando): Piedade, Piedade, Piedade de nós.


Ave-Maria...

Presidente: Peçamos ao Deus da Paz que transforme o nosso coração de pedra em coração de carne que sabe amar e perdoar, cantemos.



* Cântico: 

1. Conheço um coração tão manso, humilde e sereno, // que louva ao Pai por revelar seu nome aos pequenos. // Que tem o dom de amar // E sabe perdoar // e deu a vida para nos salvar.

Refrão: Jesus, manda teu Espírito // para transformar meu coração (bis)

2. Às vezes no meu peito bate um coração de pedra // Magoado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta. // Não quer saber de amar // nem sabe perdoar// quer tudo e não sabe partilhar. Refrão...

3. Lava, purifica e restaura-me de novo // Serás o nosso Deus e nós seremos o teu povo. Derrama sobre nós // a água do amor, // o Espírito de Deus, nosso Senhor. Refrão...

(façamos uns instantes de silêncio para a oração pessoal)

Catequista: Jesus, Senhor da Coragem e da Paz, o nosso mundo é um mundo de grades e medos. Fechamo-nos dentro de nós mesmo. 

Todos (cantando): Piedade, Piedade, Piedade de nós.

Mãe: Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, estamos cansados da corrupção, da impunidade, da falta de ética e dos desvios da justiça entre os homens. 

Todos (cantando): Piedade, Piedade, Piedade de nós.

Criança: Jesus, Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, corremos o risco de achar que só com violência resolveremos os desafios da segurança mundial.

Todos (cantando): Piedade, Piedade, Piedade de nós.

Pai-Nosso... 

Ave-Maria... 

Presidente: Graças e louvores se dêem a todo momento.

Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. 3 X

Presidente: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo, 

Todos: Como era no princípio agora e sempre. Amém.

(Momento de silêncio para a oração pessoal)

Presidente: Deus eterno e todo-poderoso, ouvi, com amor de Pai, o que acabamos de vos apresentar e dai-nos, por Vossa graça, a victória da conversão sobre o pecado, de modo que cheguemos às festas pascais, ofertando-vos frutos de fraternidade e conversão. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.


III. ACOLHENDO JESUS QUE NOS QUER FALAR

Cântico: 

Bendita, bendita, bendita é a Palavra do Senhor // 
Bendito, bendito, bendito quem a vive com amor.

A palavra de Deus escutai // no Evangelho Jesus vai falar // 
a Justiça e o Reino do Pai // Procurai em primeiro lugar. 

Bendita, bendita...

Presidente: Leitura – Evangelho de São Mateus 11,28-30.

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 

Todos: Senhor Jesus, ajudai-nos a vencer as angústias de um mundo sem segurança! O que podemos fazer? Ajudai-nos a confiar na Vossa misericórdia e rezemos pela conversão dos corações violentos.

Catequista: “Se a vossa justiça não for diferente da que praticam os escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus!” (Mt 5,20)

Todos: Senhor Jesus, como agir diferente, num mundo de tanta violência?

Catequista: “Sabeis que os chefes das nações dominam sobre elas o poder.
Entre vós, porém, não será assim: todo aquele que quiser tornar-se grande, seja o vosso servo; e todo aquele que quiser ser o primeiro, seja servo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção pelos outros.” (Mc 10,42-45)

Todos: Senhor Jesus, qual o maior serviço que podemos prestar num mundo de violência e guerra, onde a segurança parece que se foi embora?

(Pausa...)

Pai-Nosso... 

Ave-Maria... 

Glória ao Pai...

Presidente: “Ouvistes o que vos dizem: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Deste modo, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque Ele faz nascer o sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos. Com efeito, se amais apenas os que vos amam, que diferença haverá? Também os pecadores não agem da mesma forma? E se saudais apenas os vossos irmãos, que diferença haverá? Assim também não agem os que não têm fé?” (Mt 5,43-47)

Todos: Senhor Jesus, não é fácil amar os inimigos tão descrentes. 
Às vezes, chegamos a acreditar que só a violência resolve os problemas da violência. 
Que a Páscoa, que estamos para celebrar, nos ajude a tornar-nos diferente.

(Pausa...) 

Pai-Nosso... 

Ave-Maria... 

Glória ao Pai...

Presidente: Na traição e prisão: “Um dos companheiros de Jesus desembaiou a espada e feriu um servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Jesus, no entanto, disse-lhe: embainha a tua espada, porque todos aqueles que usarem da espada, pela espada morrerão. Crês tu que não posso invocar o meu Pai e Ele não me enviaria imediatamente mais de doze legiões de anjos?” (Mt 26,51-53)

Mãe: Na cruz: “Chegando ao lugar chamado Calvário, lá O crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Jesus dizia: ‘Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem.” (Lc 23,33-34a)

Todos: Dai-nos, Senhor Jesus, a graça necessária para compreender que tens um caminho especial, único, para enfrentar todos os desafios da vida.

* Cântico

1. Quando o direito habitar em tua casa // quando a justiça se sentar à tua mesa // a segurança há de brincar em tuas praças. // enfim a paz demonstrará sua beleza.

Onde põe tua confiança // segurança quem te traz // é o amor que tudo alcança // só a justiça gera a paz.

2. É vão punir sem superar desigualdades // É ilusão só exigir sem antes dar. // Só na justiça encontrarás tranquilidade;

Onde põe tua confiança...

3. É como teia de aranha, a segurança // De quem confia só nas armas, no poder // Não é violência, não são grades ou vingança // Que irão fazer paz e justiça florescer. Onde põe tua confiança...

4. Eu desposei-te no direito e na justiça // Com grande amor e com ternura te escolhi // Como aceitar o desrespeito, a injustiça // A intolerância e o desamor que vêm de ti?! Onde põe tua confiança...


IV. NOSSAS PRECES AO DEUS DE TODA SEGURANÇA

Presidente: Apresentemos as nossas preces ao Deus da vida, da paz, da justiça e da fraternidade. 
A cada invocação digamos: Senhor, escutai a nossa prece.

Catequista: para que saibamos viver intensamente a riqueza da Quaresma, deixando-nos transformar pela graça de Deus, rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

Pai: Para que saibamos educar os nossos filhos para o bem, rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

Mãe: Para que, como irmãos de comunidade, como vizinhos e como pessoas de boa-vontade, saibamos nos unir para encontrar caminhos de paz e de esperança, rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece

Criança: Por todas as crianças e adolescentes de nossa comunidade, para que cresçamos e sejamos educados no amor ao próximo, rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece

Catequista: para que não desanimemos diante das dificuldades, mas continuemos a acreditar que, pela graça de Deus, podemos unir-nos e encontrar soluções não-violentas, rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece

Catequista: para que todas as vítimas de violência, descansem na paz de Deus e para que os seus familiares encontrem paz, força, justiça e esperança, rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece

Pai: Para que as pessoas e instituições assumam efectivamente a sua responsabilidade, encontrando soluções que atinjam as mais profundas causas dos nossos dias, rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece

Mãe: para que todos nós, como comunidade, não nos omitamos diante da responsabilidade de nos educarmos no dia-a-dia para um mundo com mais paz, justiça, fraternidade e reconciliação, rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece

Presidente: Concluamos as nossas preces rezando todos juntos a Oração:

Todos: 

Bom é louvar-vos, senhor, nosso Deus, 
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família, 
como uma mãe, que cuida e guarda de seus filhos.
Neste tempo em que nos chamais à conversão, 
à esmola, ao jejum, à oração e à penitência, 
pedimos perdão pela violência e pelo ódio 
que geram medo e insegurança. 
Senhor, que a Vossa graça venha até nós 
e transforme o nosso coração. 
Abençoai a vossa igreja e o vosso povo, 
para que seja um forte instrumento de conversão. 
Sejam criadas as condições necessárias 
para que todos vivamos em segurança, 
na paz e na justiça que desejais. Amém! 

(Quem puder pode ajoelhar-se... Pausa...

Pai-Nosso... 

Ave-Maria... 

Glória ao Pai...


V. DESPEDIDA

Presidente: “Tudo, pois, quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai.” (Cl 3,17)

Todos: Estamos certos de que aquele que começou em nós esta boa obra haverá de levá-la à plenitude! (cf. Fl 1,6)

Presidente: Irmãos e irmãs, vivei com alegria. Tendei à perfeição. Animai-vos. Tende um só coração. Vivei em paz e o Deus de amor e paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros com a Paz de Cristo que tanto ansiamos para nós e para o mundo. (todos se cumprimentam dizendo Paz de Cristo)


CÂNTICO FINAL: 


Ó povo meu, chegou a mim o teu lamento. // Conheço o medo e a insegurança em que estás. // Eu venho a ti, sou tua força e teu alento. // Vou te mostrar caminho novo para a paz 

Onde pões tua confiança? // Segurança, quem te traz? // É o amor que tudo alcança; // Só a justiça gera a paz!

A segurança é vida plena para todos: // Trabalho digno, moradia, educação; // É ter saúde e os direitos respeitados // É construir fraternidade, é ser irmão.

SIMONE CRUZ


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...