terça-feira, 10 de setembro de 2013

Festa da Vida.- 8º Ano



* CORTEJO DE ENTRADA


* ADMONIÇÃO DE ENTRADA

Para termos vida, Cristo nasceu!
Para termos vida em abundância, Ele morreu!
E para acreditarmos na vida, Ele ressuscitou!

Senhor, há muito tempo que tenho definir a vida.
Descobri que fica bem definida, se faço viver os meus irmãos.
Vida é alegria, é trabalho, é fé, esforço e caminho.
Vida é oásis e deserto, bonanças e tempestades.
Vida é encontro, és Tu, bom Jesus.

Vida é crescer e procurar crescer,
É encontrar-me Contigo, que dizes:
"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância",
"Quem perder a sua vida por minha causa, salvá-la-á",
Estamos nesta celebração para crescermos Contigo e em Ti,
celebrando a Festa da Vida.


* LITURGIA DA PALAVRA (Própria do Dia)


- 1ª Leitura: (Zac 12,10-11.13,1)

- Salmo Responsorial: Salmo 62(63), 2-6.8-9(R.2b)

A minha alma tem sede de Vós, meu Deus.

- 2ª Leitura: (Gal 3,26-29)


- Evangelho  (Lc 9,18-24)


* HOMILIA


* COMPROMISSO

Jovens todos: Só vale a pena celebrar a vida quando temos um caminho a seguir, buscando a Tua verdade como videira a germinar, ousada e aventureira disposta a partilhar.
Senhor Jesus, queremos viver desde o centro do nosso ser, queremos crescer superando-nos abrindo caminhos, queremos enraizar a nossa vida em Vós.
Senhor Jesus, Contigo queremos viver e a Tua cruz abraçaremos.


* CREDO


* ORAÇÃO UNIVERSAL


Sacerdote: Irmãos, nesta Festa da Vida, apresentamos a Cristo, que por nós morreu e ressuscitou, as nossas súplicas por todos os homens, para que todos tenham a vida e a tenham em abundância, dizendo:
Senhor, Vós sois a Vida!

Jovem:  Pela Igreja Universal, para que seja, em toda a parte, serva da humanidade, Senhor, Vós que sois a fonte da vida, nós vos rezamos:
Senhor, Vós sois a Vida!

Jovem:  Pelo Santo Padre, Bento XVI, pelos nossos Bispos e pelos sacerdotes, para que não desfaleçam na sua missão de transmitir aos homens o Evangelho da salvação da vida, Senhor, Vós que sois a fonte da vida, nós Vos pedimos:
Senhor, Vós sois a Vida!

Jovem:  Pelas pessoas que sofrem os horrores da violência e da guerra, pelas vitimas da fome e da injustiça, pelas que vivem sem eira nem beira, Senhor, Vós que sois a luz da vida, nós Vos rezamos:
Senhor, Vós sois a Vida!

Jovem:  Pela nossa Paróquia, para que seja cada vez mais uma comunidade viva, a testemunhar a fé, a viver o amor recíproco e a construir o Reino da fraternidade universal, no serviço dos irmãos, Senhor, Vós que sois o pão da vida, nós Vos rezamos:
Senhor, Vós sois a Vida!

Jovem: Pelas crianças e adolescentes, que hoje celebramos a Festa da Vida, para que nos libertemos de todo o egoísmo e aprendamos que a vida só tem sentido quando nos dispusermos a amar, Senhor, Vós sois o caminho, a verdade e a vida, nós Vos rezamos:
Senhor, Vós sois a Vida!

Jovem:  Pelos nossos pais e irmãos, professores e catequistas, e por todos os que têm ajudado a descobrir o verdadeiro sentido da vida, para que Deus abençoe tanta generosidade, dedicação e espirito de serviço, Senhor, Vós que sois a ressurreição e a vida, nós Vos rezamos:
Senhor, Vós sois a Vida!

Sacerdote:  Atendei, ó Pai, as preces que, como vossos filhos, com grande confiança, Vos dirigimos. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, que é Deus Convosco, na unidade do Espirito Santo. Amén. 


* CORTEJO e APRESENTAÇÃO DOS DONS


- Catecismo:  Trazemos Senhor, o catecismo que nos ajudou a compreender a vossa Palavra e a descobrir a grandeza e a beleza do vosso amor.

- Cruz:  Trazemos Senhor, a cruz que nós próprios construímos, em reconhecimento pelo vosso infinito amor por nós e em sinal de que queremos seguir pelo vosso caminho, num serviço incondicional dos outros.

- Pão e Vinho:  Trazemos Senhor, o pão e o vinho, fruto do trabalho, nomeadamente dos nossos pais, para que se convertam para nós em fonte da Vida sem fim, que só em Vós encontramos.


* ORAÇÃO:  (Após Comunhão) 

Jovem:  Obrigado Senhor, por teres dado a vida e me teres ensinado e chamado a usá-la. Como Tu fizeste com a Tua. 
Senhor, ajuda-me a saber escutar e dialogar, mas com espirito aberto, com disponibilidade e com esperança. Que com a tua Palavra poderei, ajudar-me e ajudar os outros.
Tu sabes, Senhor, quantas vezes na escola, na catequese ou em casa, nem sempre fomos aquilo que os nossos professores, catequistas ou pais gostariam que fossemos. Mas nós também sabemos que o Teu amor tudo perdoa e que a Tua Palavra nos ensina a sermos melhores.
Normalmente quando estou junto das pessoas que amo, eu muitas vezes me revolto, porque nem sempre dialogamos, mas discutimos, e então procuro o silêncio, para recarregar baterias, reflectindo de que forma conviverei melhor.
Convidas-nos a estar junto de Ti, e a nós toca-nos a responder.
Tu chamaste-nos a ser um grupo, a partilhar cada momento de fé que envolve as nossas vidas, e a, ajudarmo-nos reciprocamente, a dar o nosso contributo à comunidade.
Por tudo isto Te pedimos, Senhor, protege-nos de todo o mal, mostra-nos o caminho do bem e permanece para sempre em nossos corações.


* BENÇÃO DOS CRUCIFIXOS

Sacerdote:  Irmãos, ao procedermos à benção solene destes crucifixos, veneremos com fé o eterno desígnio de Deus que fez do mistério da cruz sinal admirável da misericórdia divina.
Sempre que olhamos para a cruz, recordemos que nela se consumou o mistério de amor com que Cristo amou a sua Igreja. Cristo suprimiu com o seu Sangue toda a divisão entre os homens, unindo-nos num só povo: Povo de Deus.

Sempre que veneremos a cruz, tomemos consciência de que somos  e nos declaramos discipulos de Cristo e, tomando cada um a sua própria cruz, sigamo-Lo fiel e generosamente.
Brilhe, pois, para nós o mistério da cruz com novo fulgor, e possamos assim sentir mais eficazmente o seu poder vivificante.

Momento de Silêncio

Sacerdote: Oremos: Senhor, Pai Santo, que fizeste da Cruz do Vosso Filho a fonte de todas as bençâos e a origem de todas as graças, olhai benignamente para nós, vossos servos, que apresentamos estes crucifixos, como sinal da nossa fé, e concedei-nos que, vivendo na terra sempre unidos ao mistério da paixão de Cristo, alcansemos no Céu as alegrias eternas da ressurreição.
Por Cristo Nosso Senhor. 

Todos: Amén.


*ENTREGA DOS CRUCIFIXOS


Sacerdote: Recebe esta cruz, fonte de vida nova, e sê testemunha do amor ilimitado que Deus nos oferece em seu Filho, Jesus Cristo.

Cada Jovem: Cristo Vive, Aleluia !

Os Jovens depois de receberem a Cruz, vão-se colocando em redor do Altar. 
No final, proclamam, em cor, o seu compromisso de vida.


* COMPROMISSO DE VIDA

Todos os Jovens:  A Festa da Aliança de amor e de comunhão entre Deus e o homem em Jesus Cristo. Ele é a Vida. A Cruz é o sinal que nos recorda a cada momento o grande amor de Jesus por cada um de nós. Ela é sinal de Vida, pois Cristo, pela Cruz venceu a morte. Queremos hoje portanto celebrar a Vida, o começos, o primeiro dia da nova Criação. Estamos aqui porque acreditamos que Jesus Cristo é o Único capaz de nos entusiasmar, de dar sentido à nossa existência e de nos levar à construção do Reino pelo serviço.


HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...