terça-feira, 10 de setembro de 2013

Festa do Credo - 5º Ano



* Preparação para Festa do Credo:

Jesus é Pedra Viva... é Pedra Angular, que sustenta e dá sentido à vida de todos nós!  Porque a Festa do Credo encontra o seu expoente máximo na ressurreição de Jesus Cristo, verdadeira e original Pedra Viva, devemos criar no interior da igreja uma estrutura que se assemelhe a uma pedra (angular).
Estrutura essa que deve ser revestida com outras pedras (angulares) pequenas. As velas do Baptismo dos catequizandos do 5ºAno devem estar colocadas entre as pedras e aí devem ser acesas. O templo espiritual a que se refere a 2ª leitura é um templo interior, de sentimentos e acções, que traduz a aproximação da nossa vida ao exemplo de Amor de Jesus, de forma generosa e gratuita.
Cada catequizando, depois do compromisso, recolhe uma pedra da estrutura, simbolizando a fé professada em Jesus Cristo e será convidado pelo sacerdote a edificar no seu coração, com alegria, o templo espiritual. 
Dependendo do lugar onde esteja colocada a estrutura, a leitura das admonições pode ser feita aí.


Se possível, os arranjos da igreja devem conter pedras (angulares).
Sugestão: Podemos pintar as pedras (pelo menos algumas) com as cores que simbolizamos 5 continentes (Cfr. Evangelho: "Em casa do Meu Pai há muitas moradas"), ou escreve alguma mensagem.
Os catequizandos vão assumir e proclamar a Fé do seu Baptismo, e recordando o primeiro sacramento vivido podem levar uma peça de roupa branca que pode ser uma t-shirt, com algum símbolo de alegria (frases, palavras, desenhos,...).



1. Procissão de Entrada:

A entrada é feita a partir do fundo da igreja. 
Esta organiza-se do seguinte modo: Cruz paroquial, Evangeliário, acólitos, adolescentes, catequistas e sacerdote.


2. Ritos Iniciais – feitos pelo sacerdote da celebração


3. Monição de Acolhimento

Catequista:  
Na nossa Comunidade Paroquial celebramos hoje uma grande festa. 
Exultam de alegria os nossos corações porque os nossosAdolescentes do 5º. ano de catequese celebram hoje a Festa do Credo que ao longo do ano aprenderam e aprofundaram. 
Neste dia os nossos Adolescentes vão Renovar as Promessas do seu Baptismo.

Sacerdote:  
Conscientemente vão assumir e Professar a sua Fé, em Deus Pai que é Amor.
Em Jesus Cristo Pedra Angular e no Espírito Santo que tudo Cria e Renova.
Na Igreja que é Una, Católica, Apostólica e Santa. 
Como verdadeiros discípulos de Jesus, celebremos a nossa fé N’Aquele que é a nossa Luz, Caminho, Verdade e Vida.


4. Rito da aspersão da água:
Aconselha-se, em vez do Acto Penitencial, fazer o rito da aspersão da água benta que se encontra no Missal Romano. (Missal Romano, Coimbra 1992, p. 1359), ou o grupo coral cantar o Kyrie.


5. Glória


6. Oração da Colecta


7. Proclamação da Palavra

- LEITURA I: Actos 6,1-7

- SALMO RESPONSORIAL: Salmo 32 (33), 1-2.4-5.18-19 –

- LEITURA II: 1 Pedro 2, 4-9-

- Evangelho encenado (Jo 14,1,12) 
(Os paroquianos devem estar sentados. 
Os discípulos também devem estar sentados num local visível a conversar entre si preocupados).


Sacerdote: Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristosegundo São João

Narrador: Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:
(Jesus dirige-se aos discípulos)

Jesus: Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos um lugar e virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho 
(Jesus olha na direcção da pedra)
(Jesus começa a caminhar afastando-se dos discípulos)


Narrador: Disse-lhe Tomé:
(Tomé levanta-se e Jesus pára quando Tomé começa a falar)

Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho? 
(Jesus vira-se de frente para os discípulos)

Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai (enquanto Jesus fala Tomé baixa a cabeça, envergonhado, sendo seguido pelos outros discípulos) Mas desde agora já O conheceis e já O vistes (discípulos olham para Jesus). (Jesus senta-se ao lado dos discípulos, Tomé também se senta).

Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta.

Jesus: (Jesus levanta-se) Há tanto tempo que estou convosco (Jesus abre os braços) e não Me conheces, Filipe?(Jesus aponta para si)  Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: “Mostra-nos o Pai”? (Filipe baixa a cabeça. Pausa) Não acreditais (Jesus olha e estende o braço em direcção a todos os fiéis)que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? (Pausa)(Jesus dirige-se aos discípulos)
As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim próprio; mas é o Pai, permanecendo em mim, que faz as obras. Acreditai-me (Jesus dirige-se novamente a todos os fiéis): Eu estou no Pai e o Pai está em mim; acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará ainda maiores que estas, porque Eu vou para o Pai. (Jesus afasta-se)(Pausa)

Sacerdote: Palavra da Salvação.


8. Homilia


9. Credo


Os padrinhos colocam a toalha branca utilizada no dia do baptismo nos ombros dos seus afilhados. Devem fazê-lo de forma serena e organizada. Entretanto uma criança (a última a ser colocada a tolha do baptismo) lê o seguinte texto:

Catequizando: No dia do nosso Baptismo, os nossos pais e padrinhos colocaram sobre os nossos ombros uma toalha branca, símbolo de que estávamos revestidos de Cristo. 
Ao longo destes anos na catequese fomos aprendendo o que significa estar revestido de Cristo. Hoje, queremos professar a nossa fé em Cristo, Pedra Angular, para sermos pedras Vivas da Sua Igreja.
Mas só com a ajuda de todos é que podemos dizer: Eu creio, sim, eu creio. 
E vivo alegre a minha fé. (pode ser cantado por todas as crianças)

Sacerdote:  Estimadas crianças a nossa comunidade Cristãalegra-se com a vossa decisão de quererdes professar a vossa fé, na fé da Igreja.

Catequista:  Aprendestes nestes anos de catequese que Deus criou todas as coisas e criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, para serem felizes e fez com o seu povo uma aliança. 
Deus é Pai de amor e de vida que tudo faz para a felicidade da humanidade.

Sacerdote: Credes neste Deus que é Pai e ama todas as coisas que criou?


R/ Eu creio, sim, eu creio, sim. E vivo alegre a minha fé.

Mãe/Pai: Aprendestes também que Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, teve por mãe, Maria, Nossa Senhora e passou a vida a fazer o bem e, nos últimos dias da sua vida entre nós, celebrou a Ceia com os seus discípulos, morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia.

Sacerdote: Credes que Jesus Cristo é o Filho de Deus, oSalvador do mundo, que morreu na cruz para nos dar uma vida nova que jamais terá fim?

R/ Eu creio, sim, eu creio, sim. E vivo alegre a minha fé.

Padrinho/Madrinha: Aprendestes que o Espírito Santo renova todas as coisas: a vida do mundo e o coração dos homens. É Ele que nos ajuda a dar testemunho da nossa fé.

Sacerdote: Credes que o Espírito Santo habita em nós eque é a força que nos convida a viver a vida nova recebida no Baptismo?

R/ Eu creio, sim, eu creio, sim. E vivo alegre a minha fé.

Catequista: Aprendeste também na catequese que a Igreja é o Povo de Deus da Nova Aliança. A Igreja somos todos nós e todos somos responsáveis por ela, porque nela formamos uma comunidade de irmãos, filhos do mesmo Pai.

Sacerdote: Ó Jesus sempre atento aos Vossos filhos, escutai  a oração destas crianças, e já que Ihes deste o desejo de Vos conhecer, dai-lhes também a Fé de ser anunciadores, generosos para que Vos conheçam, e conhecendo-vos se alegrem e vivam no Vosso amor. Isto vos pedimos por Jesus Cristo.

Sacerdote: Credes na Igreja, formada por todos nós, osdiscípulos de Jesus?

R/ Eu creio, sim, eu creio. E vivo alegre a minha fé.

Sacerdote: ESTA É A NOSSA FÉ. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo Nosso Senhor.

R/ Ámen.


10. ACENDER AS VELAS

As velas de baptismo dos catequizandos devem estar colocadas entre as pedras e aí devem ser acesas, por catequizandos que este ano serão crismados. 
Enquanto acendem as velas, o Grupo Coral pode cantar um cântico que achar apropriado para o momento. 
Após terem as velas acesas, colocam-se em volta do imaginário (pedra angular), rezando a seguinte oração:


Catequizandos:
Senhor, 
não temos as velas do nosso baptismo na nossa mão,
porque, agora sentimos, que temos quer ter
a Luz que elas simbolizam, Jesus Cristo,
no nosso coração, na nossa vida.
Queremos viver sendo luz,
sendo testemunhas do modo como Tu vivias.
Ajuda-nos a crescer na fé,
para que se torne tão forte como a pedra angular
Que tudo suporta e une.
Todos: Ámen.


11. ENTREGA DO CREDO E COMPROMISSO

Cada catequizando, recolhe uma pedra da estrutura, simbolizando a fé professada em Jesus Cristo e será convidado pelo presidente da celebração a edificar no seu coração, com alegria, o templo espiritual.

Neste momento o presidente da Celebração entrega também o Credo aos catequizandos. 
O credo deve estar envolto num laço branco. 

O Catequizando responde com a Pedra  na mão e coloca-a num local que simbolize o seu compromisso. 


Damos vários exemplos

“Comprometo-me a ser Pedra Viva no grupo de acólitos” 
coloca a pedra junto ao altar; 

* “Comprometo-me a ser Pedra Viva no grupo de leitores”
coloca a pedra junto ao ambão; 

* “Comprometo-me a ser Pedra Viva no grupo coral” 
coloca a pedra junto ao grupo coral…

Sacerdote: “N…. recebe o Símbolo da Fé da Igreja, para seres cada vez mais templo espiritual, onde outros encontram em ti a ternura de Deus.

Catequizando: Estou consciente da importância da Fé naminha vida.
Comprometo-me a ser Pedra Viva no .............


12. Oração dos Fiéis

Sacerdote: Irmãos: recomendemos a Deus Pai estas crianças que hoje fi zeram a sua profi ssão de fé, e peçamos a Deus Nosso Pai que infunde nelas o Espírito do seu Amor, dizendo:

Eu creio em Ti Senhor, ouve a minha oração

1. Por todos aqui presentes, para que aumente a nossa Fé em Deus oferecendo-nos Paz e Amor.
Oremos ao Senhor

2. Para que cada um de nós alcance a maturidade da Fé e para que os descrentes encontrem a verdade.
Oremos ao Senhor

3. Por todos os padrinhos e madrinhas da nossa comunidade, para que conscientes da sua missão ajudem os seus afi lhados a crescerem no amor.
Oremos ao Senhor

4. Por todas as crianças do mundo que sofrem por falta de apoio e carinho dos pais, que Deus os ilumine para amarem os seus filhos como Deus nos amou.
Oremos ao Senhor

5. Para que todos os catequistas sejam empenhados e fiéisservidores da Tua Palavra.
Oremos ao Senhor

Sacerdote: Ò Jesus sempre atento aos Vossos filhos, escutai a oração destas crianças, e já que lhes deste o desejo de Vos conhecer, dai-lhes também a Fé de ser anunciadores, generosos para que Vos conheçam, e conhecemdo-Vos se alegrem e vivam no Vosso amor. Isto Vos pedimos por Jesus Cristo.


13. Ofertório Os dons do pão e vinho devem ser trazidos do fundo da Igreja por dois meninos.


14. Oração Eucarística – II da missa das Crianças


15. Santo


16. Pai Nosso


17. Paz


18. Comunhão – As crianças formam uma fila e pode comungar sobre as duas espécies.


19. Oração Pós Comunhão


20. Ritos Finais 


21. Cântico Final:


HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...