quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Adoração - Catequese 4º Ano



 Um catequista torna-se orientador desta Adoração, marcando o tempo e o espaço necessário. 


Cântico; “Deixa Deus entrar”

Deixa Deus entrar, na tua própria casa,
Deixa-te tocar, pela Sua graça,
Dentro em segredo. Reza-lhe sem medo,
Senhor, Senhor, que queres que eu faça.

1. Só no fundo do ser eu vou encontrar
As razões de viver, as razões de amar
É bem dentro de nós que está a raiz
Que nos faz amar, e ser feliz.

2. Tanta coisa me impede de o escutar
Me desvia da meta que me propus
Vou ter a coragem de O deixar entrar
Vou seguir o clarão, da Tua luz.

Orientador; 

Estamos aqui todos reunidos para rezar, rezar a Jesus presente no Sacramento da Eucaristia. 

Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo. Amém

Diante de Jesus, assumamo-nos pecadores, reconhecendo que nem sempre fazemos aquilo que Ele quer que façamos, e ao mesmo tempo peça-mos perdão por essa nossa condição.

Cântico; 

Orientador; Senhor, tem piedade de nós....
Todos:  Senhor, tem piedade de nós....

Orientador; Cristo, tem piedade de nós....
Todos:  Cristo, tem piedade de nós....

Orientador; Senhor, tem piedade de nós....
Todos: Senhor, tem piedade de nós.... 


Orientador; Estamos no inicio do tempo de Quaresma. Depois de termos pedido perdão a Jesus, vamos ouvir a mensagem que Ele tem para nos dar, e depois da leitura, vamos fazer um momento de silêncio e pensar no que ela nos diz.


1.º Leitura, 
Leitura do livro dos Galatas 6, 1-5.8-10 (1 Catequista)

« Irmãos, se algum homem for surpreendido em alguma falta, vós, que sois espirituais, admoestai-o com espírito de mansidão; e tu examina-te a ti mesmo, não venhas também a ser tentado. Levai os fardos uns dos outros, e assim cumprireis a Lei de Cristo. Se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Examine cada um as suas obras e, então, terá motivo de glória, somente para si mesmo e não para os outros. Cada qual terá pois, de levar a própria carga. O homem que semear na carne, da carne colherá a corrupção; quem semear no Espírito, colherá a vida eterna. Não nos cansemos de praticar o bem, pois a seu tempo, colheremos, se não tivermos desfalecido. Portanto enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos, mas principalmente para com os irmãos na fé.»
Palavra do Senhor

Fazer uma pausa em silêncio 5 minutos


Orientador; Salmo Responsorial;

Mandai Senhor o Vosso Espirito, e Renovai a Terra


Bendiz, ó minha alma o Senhor,
Senhor meu Deus, como vós sois grande,
Revestido de esplendor e majestade,
Envolvido em luz como num manto.

Fundastes a terra, sobre alicerces firmes,
Não oscilará por toda a eternidade,
Vós a cobriste com o manto do oceano,
Por sobre os montes pousavam as águas.

Transformais as fontes em rios,
Que correm entre as montanhas,
Nas suas margens habitam as aves do Céu,
Por entre a folhagem fazem ouvir o seu canto.

Como são grandes as vossas obras,
Tudo fizestes com sabedoria,
A terra está cheia das vossas criaturas,
Glória a Deus, para sempre. 


2º Leitura
Leitura do Evangelho de São Mateus 25, 34-36 (1 Catequista)

O Rei dirá: Vinde benditos de Meu Pai, recebi em herança o Reino, que vos está preparado, desde a criação do mundo. Porque tive fome e deste-Me de comer; tive sede e deste-Me de beber; era peregrino e recolheste-Me; estava nu e deste-Me de vestir; adoeci e visitaste-Me; estive na prisão e foste ter Comigo. Então os justos responder-Lhe-ão: Senhor quando foi que Te vimos com fome, e Te demos de comer, ou com sede e te demos de beber ? Quando Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou nu e Te vestimos ? E quando Te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-Te ? E o Rei dir-lhes-á em resposta: em verdade vos digo: sempre que fizestes isto a um dos Meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizeste.
Palavra do Senhor.


Orientador; Ressonância

Ler muito lentamente

• O meu amor a Jesus não pode ser apenas um sentimento maravilhoso, uma chama que arde no meu coração.

• É através de atitudes e em obras concretas que eu manifesto esse amor, não apenas quando escuto e acolho a Sua Palavra, ou quando falo com Ele em oração, ou quando procuro viver segundo o Seu espírito, mas também quando Lhe entrego a minha vida no amor ao próximo.

• Jesus convida-me a reconhece-lO e a amá-lO no meu próximo.


Fazer uma pausa em silêncio 10 minutos


Louvar-Te, Senhor! (1 Catequista)

• Hoje quero vir junto de Ti para louvar, bendizer, glorificar o Teu nome, a Tua pessoa, o Teu amor.

• Não quero pedir, não desejo suplicar-Te nada. Quero, desejo abrir o coração, a alma, a boca para proclamar e louvar o Teu imenso amor.

• Louvar-Te, Senhor, pelo que és, pelas maravilhas do Teu amor, pela beleza de tudo o que criaste.

• Louvar-Te, Senhor, pelos Teus Dons, pela bondade do Teu coração, pelo amor do Teu ser.

• Louvar-Te, Senhor, engrandecer o Teu nome, pois és bom, amigo, és o Deus Santo, o Pai da bondade.

• Louvar-Te, Senhor, porque tens coração, e és o Deus dos vivos, em dádiva total e humilde de Ti próprio.

• Louvado sejas, por tudo, ó meu Senhor, meu Deus e meu Redentor.

• Louvado sejas, porque em mim fazes germinar o optimismo do louvor.


Orientador;

As Bem-aventuranças são ditas por dois catequistas em alternado.


Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a terra.

Cântico; 

Jesus eu amo-te, Jesus eu amo-te, 
Jesus eu amo-te, Jesus eu Amo-Te

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Cântico; 

Jesus eu creio em Ti, Jesus eu creio em Ti, 
Jesus eu creio em Ti, Jesus eu Amo-Te

Bem-aventurados os que usam de misericórdia, porque alcançaram misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Cântico; 

Jesus adoro-Te, Jesus adoro-Te, 
Jesus adoro-Te, Jesus eu Amo-Te

Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Cântico;

Jesus eu espero em ti, Jesus eu espero em ti, 
Jesus eu espero em ti, Jesus eu Amo-te


Este poema deve ser lido por uma criança

Poema de Acção de Graças 


Creio em Jesus,
Que assumiu a nossa humanidade,
E armou a sua tenda no meio de nós,
Para ficar perto do homem irmão,
E ser de facto DEUS-CONNOSCO!

Creio em Jesus,
Caminho seguro para o Pai,
Verdade definitiva e plena,
Vida em abundância para todos.

Creio em Jesus,
Que nos olha
Hoje e sempre
Com amor, e nos repete:
“Ide E Anunciai O Reino A Toda A Gente”


Orientador; 
E agora, com o coração voltado para o alto, rezemos todos a oração que Jesus nos ensinou, de mãos dadas.

PAI NOSSO, QUE ESTAIS NOS CÉUS…


Orientador;
E agora, depois deste momento, vamos todos partir levando Jesus connosco, bem dentro de nós. Para nos sentirmos melhor no nosso caminho, vamos cantar, e tentar ser como Ele.


Cântico;

Guiado pela mão com Jesus eu vou
Sigo-O como ovelha que encontrou o Pastor
Guiado pela mão com Jesus eu vou
A onde Ele vai.

Se Jesus me diz amigo:
Deixa tudo e vem comigo!
Como posso resistir, ao seu amor?
Se Jesus me diz amigo:
Deixa tudo e vem comigo!
Minha mão porei na sua, irei com ele.


HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...