segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Caminho Francês de Santiago

Cá estou de regresso!

Ao fim de alguns dias desaparecido, mas por uma boa causa, cheguei.

De facto, sendo eu um devoto de Santiago de Compostela, que já faço o caminho a pé todos os anos e já lá vão 11 anos seguidos, este ano fui desafiado por um colega a fazer o caminho francês que são cerca de 810 Km.

Depois de alguma reflexão, decidi então empreender este caminho, que ao início torna-se um pouco assustador derivado à distância de casa mas com o decorrer dos dias torna-se muito agradável.

Lá fui eu até Saint Jean Pied de Porto, em França para iniciar o caminho. Primeira aventura porque ao chegar estava tudo fechado, pois já era 1 hora da madrugada quando cheguei ao local. Assim sendo, só me restava uma solução, que foi ir a um café, tomar um cafezito  pedir para carimbar a Credencial para marcar o início do caminho e então começar o caminho.

Ao princípio parecia de loucos começar o caminho aquela hora, mas posso-vos dizer que foi magnifico e que em nada me arrependo, e porquê?

Primeiro, porque o início do caminho são cerca de 20 Km sempre a subir sem parar e sem um único bocado a direito para recuperar, o que me facilitou fugindo assim ao calor do dia.

Segundo, porque estava uma noite tão agradável em termos de temperatura que nem parecia que estávamos nos Pirenéus.

Terceiro, pela magnífica noite de Luar, que se via toda a planície e vales de uma maneira diferente, e os diversos rebanhos de ovelhas e de vacas que íamos cruzando. Adorei!... e pela manhã lá cheguei eu a Roncevalles…

A partir daqui, foi o decorrer de cada dia, etapa a etapa, com mais ou menos dificuldades mas passando por sítios magníficos que se não fossem feitos a pé, nunca na vida os viria com os meus olhos.

Localidades deslumbrantes, paisagens magníficas e um crescer na vida dia após dia.

Não fiz o caminho todo, porque no terceiro dia tive uma queda e torci um pé o que foi doloroso nos dias seguintes. Fiz cerca de 300 Km a pé de Saint Jean Pied de Port, em França, até Burgos. Agora quando me for possível irei retomar o caminho onde parei para chegar até ao fim, aos pés de Santiago em Compostela.

Houve momentos de tudo, de oração, de contemplação, de acção de graças, momentos de se reencontrar consigo mesmo e de se fazer uma auto-avaliação.

Toda a nossa vida terrena é uma vida peregrina e, neste ano em que celebramos o Ano da Fé faz todo o sentido saber como está a nossa fé. Não é possível fazermos essa avaliação na confusão do dia-a-dia, só retirando-nos uns dias só para nós.

Neste caminho, é também uma vivência com outros peregrinos que também andam em busca de algo, momentos de alegria, de dor, de sofrimento, de mutua entre ajuda, de partilha, peregrinos de todo o lado que me cruzei e convivi como, brasileiros, americanos, mexicanos, espanhóis, franceses, búlgaros, croatas, etc, etc, etc… tantas nacionalidades… que riqueza de caminho e de culturas.
É inexplicável, só vivido é que se compreende.

Aqui deixo algumas fotos do caminho, espero que gostem.







Catedral de Roncevalles




Catedral de Pamplona


Pico do Perdão





Fonte com 2 bicas: água e vinho



Jantar de dieta e saudável


Entrada em Logrono 

Catedral de Logrono




Cruzes dos peregrinos na rede


Enormes desfiladeiros


Fonte do peregrino original




Eu e o meu amigo Magalhães

Pico de Atapuerca, muito agreste


Entrada em Burgos

Catedral de Burgos

Jantar de despedida




Sangue da queda

Tanguinite Aguda, derivado à queda
causa da desistência

O Regresso. Até breve.


HÉLDER GONÇALVES


1 comentário:

  1. Hélder parabéns por ter tentado,tenho certeza que na próxima vez vai dar tudo certo,o lugar é realmente muito lindo.parabéns amei o post.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...