segunda-feira, 23 de julho de 2012

FESTAS SENHORA AGONIA 2012

Aproximam-se as Festas em honra de Nossa Senhora D'Agonia.

Viana do Castelo está a engalanar-se para as festevidades e prepara-se para receber cerca de um milhão de forasteiros que aqui se deslocam todos os anos durante estes dias.

As Festas em honrra da Senhora D'Agonia, são as maiores festas de Portugal inteiro e até mesmo da vizinha Galiza (Espanha).

Centenas de excurções de toda a Europa são esparadas e o povo vianense bem sabe acolher, esta povoação de apenas vinte cinco mil habitantes que se multiplica por 40.

Se tiver a oportunidade de vir a Viana do Castelo, venha que não se vai arrepender.
Aqui deixo o programa.


PROGRAMA:

11 Agosto - Sábado

16h00 Abertura da XI “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia”
Decorrerá, como habitualmente, no corredor central do Jardim Público Marginal, com cerca de 70 artesãos da nossa região a trabalhar ao vivo. Esta Exposição/Feira estará aberta até às 24h00 do dia 20 de Agosto. (ver programa específico)


17 Agosto - Sexta-feira

08h30 Alvorada
Já se ouvem os sons dos Zés Pereiras, das Bandas de Música, Gigantones e Cabeçudos, na nossa velhinha sala de visitas - Campo do Forno, Praça da Rainha, Praça da República.

09h00 Grande Feira
Toda a festa no Alto Minho, tem um poucochinho de feira. Tradicionalmente ligadas às grandes Solenidades Religiosa – Natal, Páscoa, Corpo de Deus, S. João, S. Miguel, Todos os Santos e porque “vacava o povo das obras servis” assim lhe advirá o nome de féria ou feirão.

09h30 Concerto Musical
No coreto da Praça da República pela Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima

10h00 Desfile da Mordomia
As Mordomas são as “Rainhas” das Festas e Romarias do Alto Minho. Raparigas solteiras sem “Fama”, compete-lhes todos os pormenores da organização da Festa, desde o receber das Filarmónicas até ao desfilar nos cortejos com os tradicionais tabuleiros e, mesmo, a responsabilidade dos bazares para a recolha de fundos. Com as Juntas de Freguesia do Concelho e Comissão de Festas apresentam cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal e Bispo da Diocese.

10h30 Abertura do “Circuito do Feirão”
Em vários locais da cidade.

12h30 Revista de Gigantones e Cabeçudos
Só a partir de 1893 é que Zabumbas e Zés Pereiras, assim como os Gigantones e Cabeçudos, entram na Romaria. Figuras descomunais e grotescas, os Gigantones trazem a sua origem remota e popular. Ligados à Procissão do Corpo de Deus, os Gigantes têm uma velha tradição na Europa. Reis da Festa animam as consagradas revistas da Romaria que se realizam todos os anos, no cenário da Praça da República ao som de uma centena de Bombos que de matreca em riste – bumba que bumba e zabumba – constituem o Cortejo mais gárrulo quão espaventoso do imaginário do Alto Minho.

14h30 Concertos Musicais
Nos coretos da Praça da República pela Banda de Música Pardilhoense e no Jardim D. Fernando pela Banda de Música da Casa do Povo Moreira do Lima.

16h00 Oração de Vésperas
No Santuário de Nossa Senhora d’Agonia

16h30 Procissão Solene da Sra. D’ Agonia
Sai da Igreja de S. Domingos e do Santuário. Com o andor da Senhora d’Agonia tomam parte os andores das Senhoras dos Mares, Assunção, Monserrate e, ainda, o Senhor dos Aflitos. É o figurado um dos elementos mais reclamados da Procissão Maior e a sua dramatização um dos valores mais simbólicos a ter em conta na Romaria. São os homens do mar quem pega aos andores com as suas camisas aos cadros, de cachemira. A organização da procissão solene, presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese, pertence à Real Irmandade da Senhora d’Agonia, declarando- se Suas Majestades El-Rei e Rainha D. Amélia juízes perpétuos da mesma (1890).

21h00 Desfile “Vamos para o Festival”
Zés P’reiras, Bandas de Música e Grupos Folclóricos, em sintonia com o muito povo que se incorpora voluntariamente, fazem a Festa, descendo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direcção ao Jardim Marginal.

22h00 Festival no Jardim
Nos palcos do Anfiteatro do Jardim da Marina e da Praça da Liberdade, o encanto e beleza dos trajes, das danças e dos cantares de Grupos Folclóricos, exclusivamente, do nosso Concelho. Também poderemos deliciar-nos com a Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima, no coreto da Praça da República e, da Banda de Música Pardilhoense, no coreto do Jardim Marginal, enquanto aguardamos (24h), pela espectacular sessão de fogo-de-artifício, nesta noite, o afamado “FOGO DA FESTA”.

Nota: após o “Fogo da Festa” dar-se-á início ao Arraial Super-Bock no Jardim da Marina


18 Agosto - Sábado

08h30 Alvorada
Repete-se, como em todos os dias, na Praça da República, nos moldes habituais.

Grande Feira - Terá lugar nos mesmos locais. A dar uma nota de mercado e de troca e onde o típico e o artesanal, de mãos juntas, se cruzam para relembrar a riqueza da Romaria.

10h00 Concerto Musical
No coreto da Praça da República pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana.

12h00 Revista de Gigantones e Cabeçudos
De novo, na Praça da República com toda a riqueza dos seus movimentos e de esfusiante alegria.

14h30 Concerto Musical
No coreto da Praça da República pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana.

16h00 Cortejo Histórico – Etnográfico
O naipe doceiro das gulodices Vianenses – Doçaria Conventual, Tradicional, das Romarias – A Arte da Canelografia. Da Bíblia (Antigo Testamento), o Êxodo rumo à Terra Prometida; da Grécia Antiga ao Banquete Romano de Trimalquião (Petróneo), Apicíus - Cozinheiro Romano e o Livro De Re Coquinare; a saga dos Descobrimentos.
- O Infante D. Henrique manda plantar na Madeira a Cana do Açúcar vinda da Sicília e faz o povoamento com gente de Viana; Garcia de Horta e Luís de Camões (1563), acompanham na Carreira das Índias a epopeia da canela vinda de Ceilão cinnamomum verum (canela verdadeira); o livro de cozinha (séc. XVI) da Infanta Dª. Maria de Portugal, filha de D. Duarte, Duque de Guimarães e neta de D. Manuel I faz parte do bragal no casamento com o Duque de Parma, Embaixador dos Países Baixos; a Doçaria Conventual (Convento de Santana e do Recolhimento de Santiago); a Brasileira (1902); as Pastelarias de Viana; Doçaria Tradicional, típica do Natal e da Páscoa; o Pão-de-Ló de Mestre Natário no Palácio de Alvorada - Brasil, Homenagem a Jorge Amado; Doces de Romaria: roscas e grades, tabuleiros de segredos, o Andor do Bolo; as Mordomarias, os Romeirinhos; as Noivas de Viana.

21h30 Concertos Musicais
Nos coretos da Praça da República pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana e no Jardim D. Fernando pela Banda de Música de Vila Nova de Anha.

22h00 Festa do Traje
A Glorificação do Traje à Vianesa e não à Minhota numa apoteose à “Mulher de Viana” à sua arte, ao seu engenho, à sua chieira, à sua força de matriarca; O pormenor da filigrana, das joias tradicionais, também memórias de fidalguia como se de um ex-voto à Terra-Nai se tratasse. A Praça da Liberdade será mais uma vez o palco da Festa do Traje que no ano transacto foi tão aplaudida.

24h00 Fogo-de-artifício designado o Fogo do Meio ou da Santa

Nota: após o “Fogo do Meio ou da Santa” dar-se-á início a mais uma sessão do Arraial Super-Bock no Jardim da Marina.


19 de Agosto - Domingo

08h30 Alvorada
Os tradicionais foguetes da alvorada seguida da Feira que ocorrerá no mesmo recinto das anteriores.

10h00 Concertos Musicais
Nos coretos da Praça da República pela Banda de Música de Pocariça e no Jardim D. Fernando pela Banda Bingre Canelense.

12h00 Revista de Gigantones e Cabeçudos
Que receberão homenagem dos seus “Vassalos”, os diversos grupos de Zabumbas e que terá lugar na Praça da República.

13h20 Volta a Portugal em Bicicleta
Partida para a 4ª etapa Viana do Castelo a Mondim de Basto (Sr.ª da Graça) da Alameda 5 de Outubro.

14h30 Concertos Musicais
Nos coretos da Praça da República pela Banda de Música de Pocariça e no Jardim D. Fernando pela Banda de Música Bingre Canelense.

16h00 Festival de concertinas e cantares ao desafio
Dezenas de tocadores de concertina e muitos cantadores e cantadeiras, oferecem este genuíno e castiço espectáculo onde proporcionarão aos milhares de espectadores habitualmente presentes e amantes deste popular “desafio cantado” que terá lugar na Praça da Liberdade.

21h00 Desfile “Vamos para a Serenata”
Gaiteiros, Zés Pereiras e Bombos, Bandas de Música e os Grupos Folclóricos com o sempre entusiástico acompanhamento dos “Romeiros” da Festa. Terá inicio como sempre no Largo da Estação dos Caminhos de Ferro.

21h30 Concertos Musicais
Nos coretos da Praça da República pela Banda Bingre Canelense e no Jardim Marginal pela Banda de Música de Pocariça.

00h00 Serenata
Com três cenários distintos: Rio Lima (Fogo Aquático), margem esquerda (Fogo do Ar), Ponte Eiffel 1878 (Cachoeira do Rio Lethes) Viana é Amor. Bouquets Monumentais, as Girândolas que iluminam o esplendor do céu, a apoteose do Belo, o Sonho da duplamente centenária Romaria da Sra. D’ Agonia.

Fica-nos a SAUDADE…

Nota: após a “Serenata” dar-se-á início à confecção dos tapetes floridos nas ruas da Ribeira e ao Arraial Super-Bock no Jardim da Marina.


20 de Agosto - Segunda-Feira

08h30 Alvorada
Queimam-se os últimos morteiros das Alvoradas Festivas.

09h30 Visita às ruas da Ribeira
Pode-se admirar os tapetes floridos assim como nas varandas e janelas, as colchas, redes e artífices do mar.
Nas ruas por onde irá passar a Sra. D’ Agonia depois da sua ida ao mar. Vale a pena ver e admirar os maravilhosos tapetes apresentados pelas gentes da nossa Ribeira fruto da devoção à Sra. D’ Agonia e numa manifestação do seu bairrismo à Santa Padroeira.

10h00 Concerto Musical
No coreto da Praça da República pela Banda de Música de Vila Nova de Anha.

12h00 Revista de Gigantones e Cabeçudos
Será a última revista do ano em que os Gigantones e Cabeçudos recebem um abraço dos Zabumbas e Zés Pereiras. Quatro dias, quatro revistas com quatro voltas entre o chafariz e o Caramuru e no final uma exibição a solo por cada grupo em frente à Domus Municipalis.

Também, para afugentar as trovoadas! - -

Onde vais Bárbara?
- Vou acalmar as trovoadas que no céu andam armadas!
- Vai Bárbara, vai! Leva-as para o monte maninho onde não haja pão nem vinho nem mulher de parto nem bafo de menino!

14h00 Concerto Musical
No coreto do Jardim D. Fernando pela Banda de Música de Vila Nova de Anha.

14h30 Solene Celebração Eucarística
No adro da Sra. D’ Agonia, presidida por sua Exma. Reverendíssima D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese. Finda a Santa Missa, sairá do Santuário a tradicional Procissão dos Homens do Mar com os andores de Nossa Sra. D´Agonia, Nossa Sra. Dos Mares e S. Pedro a caminho do Cais dos Pilotos onde, depois da alocução será dada a bênção ao mar e aos barcos seguindo-se a Procissão ao Mar e ao Rio. São inúmeras as embarcações de pesca e desportivas que acompanham a Sra. D’ Agonia numa manifestação de fé. O regresso ao Santuário será feito pelas ruas da Nossa Ribeira belamente atapetadas e decoradas com motivos piscatórios.

21h30 Concerto Musical
No coreto da Praça da República pela Banda de Música de Vila Nova de Anha.

22h00 Espectáculo Musical
Com o consagrado artista e nosso conterrâneo “Augusto Canário” e Amigos

No Campo D’Agonia

00h00 Fogo de Artificio – Fim de Festa

Nota: após o “Fogo da Festa” dar-se-á início ao último Arraial Super-Bock no Jardim da Marina.


HÉLDER GONÇALVES

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...