quarta-feira, 11 de julho de 2012

FRANCISCO PALAU

Francisco Palau é o terceiro de seis filhos do casal José Palau Miarmau e de Antonia Quer. Nasceu no dia 29 de dezembro de 1811, em Aytona, Lérida, Espanha. Foi baptizado no mesmo dia e confirmado aos seis anos, a 11 de abril de 1817. Passaram recentemente os 200 anos do seu nascimento.

O lar dos Palau vivia da terra cujo cultivo se agravou com a guerra. Não vivem desafogados, mas honesta e decorosamente. A família é de solida e exemplar tradição e vivencia cristã. Francisco cedo se iniciou nas letras com a ilusão de ser alguém. Nos estudos tem aproveitamento tão superior ao dos irmãos e colegas que o professor insiste que lhe seja proporcionada a frequência dos estudos superiores.

Recomendado pelo pároco, consegue uma bolsa de estudos que sufragará os encargos com o Seminário. Quatro anos depois abandona o Seminário para entrar na vida carmelitana.

Recebeu o nome de Frei Francisco de Jesus Maria e José. No noviciado conheceu a vida dos Carmelitas Descalços, contactou com eles e entusiasmou-se com o simbolismo do profeta Elias, com as gestas de Teresa, com os silêncios contemplativos de João da Cruz.

Consagra-se no dia 15 de novembro de 1833. Dois anos depois as turbas levantaram-se sem regra e nem lei, para invadir e queimar conventos.

Frei Francisco foge. De hora em diante viverá na esperança do regresso á vida claustral.

Foi ordenado presbítero a 2 de abril de 1936. Porem, como ele próprio refere «para viver no Carmo somente necessitava duma coisa: a vocação». Invocação de carmelita sabe que tem!

É-lhe conferido o título de missionário apostólico, que não lhe evitará o desterro em França.

Em meados do século a tempestade amaina. Empreendedor como é aceita do Bispo de Barcelona a direção espiritual dos seminaristas e um mandato de renovação pastoral mais ampla.

Em consequência desse mandato fundou com as forças vivas de Barcelona a Escola da Virtude que visa a instrução religiosa e cristã. Os sectores anticlericais mover-lhe-ão poderosa perseguição, que acabara encerrada e desterrado o seu fundador na Ilha de Ibiza.

Chega a Ibiza a 9 de abril de 1854 completamente derrotado e abatido. Cabe-lhe agora recomeçar do nada. Durante os longos seis anos insolares residiu numa vivenda rustica e dedicar-se-á sobretudo ao retiro e á oração, coordenadas da vida carmelitana. Aí amadurece novos projetos e mantem correspondência assídua com os antigos colaboradores da Escola da Virtude. A reunião de forças permite-lhe erguer uma capela que será o futuro Santuário de Nossa Senhora do Carmo em Es Cubells.

Rodeado de discípulos aprecia a solidão da ilha, onde se reencontrou com a geografia da sua cela conventual e onde amadurece espiritualmente.

Durante um ciclo de pregações em Ciudadela, Menorca é iluminado profundamente sobre a realidade consoladora do mistério da Igreja. Esta revelação tem caracter de charneira e define definitivamente a sua vocação inserida na Igreja, vivida para corresponder ao seu amor.

Exclamações do beato Francisco Palau:

- «Esta é a hora de servir e amar o próximo!»

- «Quão bela és, como és amável, ó minha esposa! És tu a minha amada? És tu a objeto que roubas o meu coração? Como és digna de amor!»

- «Como é feliz quem te chega a conhecer! É feliz, ó Igreja santa, quem chega a unir-se contigo em fé, esperança e amor. É feliz quem te vê, quem te conhece, quem te espera porque te ama; é feliz, mil vezes feliz o que te ama a ti somente, porque será correspondido e nesse amor já tem as delícias da glória, porque no céu já não há mais gloria que o ver-te e gozar da tua posse.»


Oração para pedir a canonização
do Beato Francisco Palau

Deus Pai cheio de bondade,
que escolhestes o Bem-aventurado
Francisco Palau para proclamar
o grande mistério da Santa Igreja.
Ele viveu entregue ao serviço dos irmãos
espalhando entre os homens a mensagem
do Evangelho e promovendo entre eles a
consciência vivada sua participação no
Corpo Místico de Cristo.
Nos Vos pedimos, ó Deus Todo-poderoso,
que a sua glorificação pela Igreja
sirva para que toda a humanidade se sinta
cada vez mais unida ao único
Povo de Deus.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo…

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...