terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ANO NOVO, VIDA NOVA


"Ano Novo, Vida Nova!"

Recentemente alguém decidiu: "Vou mudar, quero sair daqui, quero ir para uma casa nova, para outro ambiente".
O seu objectivo era encontrar uma moradia bonita, espaçosa, que desse para as suas necessidades. E ele encontrou-a.
Mas antes de mudar era necessário combinar e acertar alguns detalhes com o proprietário da casa: as paredes precisavam de ser pintadas, o piso deveria ser lixado e uma janela precisava de ser aberta na parte superior para permitir a entrada de mais luz.

Qualquer que seja a nossa situação, no fundo somos todos iguais nesse sentido. Poucos de nós se satisfazem em ter apenas "um teto sobre a cabeça".

Mas como está a habitação da qual Nosso Senhor Jesus Cristo, disse: "...viremos a ele e nele faremos morada" (Jo 14.23)?
Parece que muitas vezes isso pouco nos preocupa.
Porém, ser cristão significa levar a sério a nossa responsabilidade como donos da casa onde o Senhor quer morar. No momento em que entregamos a nossa vida a Jesus, Ele recebeu a chave do nosso coração, que é a morada onde Ele quer entrar. Mas o problema é que Ele não pode entrar quando ali ainda houver áreas escuras e cantos onde vivem moradores clandestinos. Possivelmente nenhuma outra pessoa sabe disso. Olhando de fora, a moradia parece estar intacta. A fachada cristã está em ordem. Mas o Senhor entrou de facto?

Está mais do que na hora de despejar os antigos moradores do nosso coração e permitir que se faça uma limpeza da nossa casa interior. Também a janela na parte superior não deve faltar. Deveríamos permitir a entrada da luz do alto.
Imagina o que significa o Senhor chegar, parar diante da porta do nosso coração e dizer: "Quero entrar agora!"
E Ele não vem sozinho, pois disse: "Meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e faremos morada."
Na mesma passagem Ele também fala do Seu Espírito: "O Espírito da verdade... habita convosco e estará em vós" (v. 17).

O Senhor em pessoa, a plenitude da Divindade, quer entrar em nós! São palavras muito sérias as que o apóstolo Paulo disse aos coríntios, mas também a nós, através da sua epístola: "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado" (1 Co 3.16-17).
A nossa responsabilidade em relação ao nosso coração, que nos foi transmitida quando decidimos tornar-nos cristãos, é muito maior do que a de uma pessoa que ainda está longe de Deus.
Aquele que entregou a chave do seu coração a Deus, que decidiu ser de Jesus Cristo, é responsável pelo estado do seu próprio coração, para que Jesus possa de facto habitar ali.
Como está a situação do nosso coração?
Ainda existe sujidade escondida, ainda guardamos pensamentos obscuros? Está mais do que na hora de colocar em ordem o nosso coração diante de Deus!
Vamos viver uma Nova Vida neste inicio de Ano Novo!

Hélder Gonçalves

1 comentário:

  1. Acho uma bela mensagem para o Novo Ano que se aproxima. Embora hoje seja ainda dia 27, juntei-a no meu blogue e enviei-a para o meu Facebook

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...