domingo, 7 de abril de 2013

Cruz de Luz e Vida


Durante a primeira Evangelização, e por muito mais tempo, a difusão da mensagem e dos ensinamentos de Jesus Cristo fazia-se ao ritmo e à velocidade dos meios de então.

Fazia-se de pessoa a pessoa e em grupos.
Contudo importa sublinhar que, mesmo nessas condições básicas, o Evangelho espalhou-se rapidamente por uma grande diversidade de povos e culturas.

Como meio de distinguir os cristãos empreendidos nestas viagens foi necessário o uso de símbolos, isto porque viviam na constante ameaça de serem perseguidos e até de travarem lutas contra os infiéis.

O acróstico ICTIS (uma palavra grega que significa peixe) era um dos elementos identificativos do Cristianismo.

ICTIS diz respeito às iniciais de Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador e permitia-lhes conhecerem desenhando o perfil de um peixe, também este empregue na arte paleocristã catacumbal.

Originário do Koiné – dialecto ático misturado de elementos jónicos, que se tornou na língua comum de todo o mundo grego na época helenística e romana – surgiu a mensagem FOS ZOE (que significa Luz e Vida), um outro símbolo que distinguia os cristãos.

Deste elemento surgiu a Cruz de Luz e Vida, pois ambas as palavras estão escritas nos seus quatro braços de tamanho idêntico.

Na inserção destas duas palavras FOS ZOE está o “W”, que anuncia Jesus Cristo Ressuscitado.

O Ómega  vigésima quarta e última letra do alfabeto grego, é interpretado, na tradição cristã, como o fim de algo, em oposição ao Alfa, o início.

Por exemplo, no livro da Revelação lê-se: “Eu sou Alfa e Ómega  o início e o fim, o primeiro e o último”.

De facto, o Alfa e o Ómega eram muito usados pelo Cristianismo, aparecendo escritos nos braços das cruzes, dentro de um círculo ou triângulo  nos anéis dos cristãos, em pinturas e em outros ornamentos.

O Alfa, por vezes, aparece à direita e o Ómega à esquerda para indicar; que, em Cristo, o início e o fim convergem em um só.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...