sábado, 13 de abril de 2013

Santiago de Compostela - Espanha

- Porque terá o Caminho de Santiago tantos peregrinos a pé ?

- Será um só caminho ?


O caminho de Santiago é percorrido todos os anos por milhares de peregrinos que ali se deslocam a pé.

Santiago, o Maior, era um dos três discípulos amados e mais íntimos de Jesus. 

Ele esteve presente em momentos que só os três presenciaram como: ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração de Jesus no monte Tabor; a Agonia de Jesus no horto de Getsémani.

Santiago foi o primeiro mártir cristão depois da morte de Jesus no ano 30, tendo sido decapitado por ordem de Agripa I.

Depois de morto o corpo de Santiago foi transportado pelos seus discípulos Atanásio e Teodoro para Espanha local da sua pregação.

Este Santuário cresceu muito desde a aparição do seu corpo no século X e, a Igreja confirmou em 1879 que o corpo pertencia ao Apóstolo.

Existem sete caminhos, que são: Caminho Francês  Caminho do Norte; Caminho Inglês; Caminho Português; Caminho do Sudoeste; Caminho de Finisterra-Muxia e por último o Caminho Marítimo.

O dia de Santiago é celebrado a 25 de Julho e, sempre que ste dia calha ao domingo é decretado Ano Santo ou Compostelano e, ao qual os peregrinos que fizerem o percurso poderão obter graças especiais e obter a indulgência plenária desde que cumpram as seguintes condições:


1º Visitar no Ano Santo a Catedral de Compostela, onde se encontra o túmulo de Santiago, o Maior.

 Rezar alguma oração: pelo menos o credo, o Pai Nosso e uma prece pelo Papa. Recomenda-se assistir á Eucaristia que se realiza todos os dias ás 12 horas locais.

 Receber os sacramentos da Penitência e da Eucaristia, dentro do período compreendido entre os quinze dias antes e depois à visita a Compostela.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...