quarta-feira, 24 de abril de 2013

Plenitude dos tempos e Mistério da Salvação


O mistério da salvação, sem embargo para a sua dimensão pessoal no interior de cada homem, possui uma dimensão temporal e histórica. Como Santo Irineu pôs em evidência, ele realiza-se ma duração do tempo (cap. IV, 2), em referência à evolução da história da humanidade. No plano misterioso de Deus providente e salvador, essa evolução deveria tender para a plenitude – a plenitude dos tempos -, na qual teria lugar a obra da salvação. Nesse sentido, devemos ainda distinguir duas plenitudes: a plenitude (relativa) dos tempos messiânicos, que se prolonga no chamado tempo da Igreja, e a plenitude absoluta dos tempos escatológicos (Gal 4,4); Ef 1,10).

Não se trata de uma perfeição ou maturidade atingidas pela humanidade, nem em sentido negativo (no mal) nem em sentido positivo (no bem), que por si se tornassem necessitantes ou determinantes do acontecimento salvífico. Trata-se, por um lado, de um tempo em que se chegou ao fim daquela preparação que Deus, no seu plano pedagógico salvífico livremente estabelecido, considerou necessária para que o Messias salvador realizasse a sua obra de salvação; e, por outro lado, trata-se de um tempo no qual o mesmo Messias deveria “encher”, “planificar” ou “cumprir” as profecias, isto é, dar pleno cumprimento ou plena resposta à esperança de Israel e da humanidade pagã.

Com efeito, se a angústia secular da humanidade pagã dera lugar à esperança da salvação acalentada na alma de Israel, uma tal esperança, suscitada e alimentada pelo próprio Deus, não foi desiludida: “Quando chegou a plenitude dos tempos, o Verbo fez-se carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14; Gal 4,4; D:V 17). Ao homem perdido na obscuridade do seu mistério e na angústia do seu drama, suspirando por uma salvação, Deus respondeu finalmente com o dom de Jesus Cristo, o Filho de Deus que, fazendo-se homem, veio iluminar o mistério do homem com a plenitude da sua verdade e salvá-lo do seu drama com a plenitude da sua graça. Em jesus Cristo, como cantou Zacarias,

Deus visitou e redimiu o seu povo
e nos deu um Salvador poderoso,
………………..
conforme prometeu pela boca dos seus santos,
os profetas dos tempos antigos,
………………..
recordando a sua sagrada aliança
e o juramento que fizera a Abraão nosso pai.

Jesus Cristo é portanto o Messias esperado, o Ungido ou o “Cristo” do Senhor, marcado desde a sua concepção virginal pela especialíssima unção do Espírito Santo, em cuja a força irá realizar a sua obra de salvação. Nele será dado cumprimento à promessa messiânica feita a Abraão sob a figura da bênção futura (Gen 12,2-3), como assinalou São Paulo ao escrever: “Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto dos Céus nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo” (Ef 1,3).

O mistério de Cristo Salvador, realizado na plenitude dos tempos, actua sobre a humanidade perdida, em três modalidades diferentes, a que correspondem três tempos distintos, todos eles integrados na plenitude dos tempos: a modalidade pessoal, a que corresponde o tempo de Cristo; a modalidade sacramental, a que corresponde o tempo da Igreja; e a modalidade escatológica, a que corresponde o tempo escatológico.

Na primeira, a graça da salvação torna-se realidade plena na pessoa de Cristo ressuscitado e elevado ao Céu como cabeça do seu Corpo Místico que é a Igreja ou como primícias de todos os que hão-de ressuscitar com Ele para a glória celeste; em relação aos membros do seu Corpo, a salvação é oferecida como possibilidade de participação gratuita no mesmo mistério de Cristo Salvador (Mc 16,15-16).

Na segunda, a graça da salvação actua em modo sacramental – isto é, por meio de sinais eficazes e incoativos da plenitude da salvação – sobre todos aqueles que, acolhendo pela fé a oferta de Jesus Cristo, são chamados pelo Baptismo à in-corporação no seu Corpo Místico que é a Igreja, sacramento universal da salvação (Ibid.).

Na terceira, a graça da salvação actua na sua plenitude sobre todos aqueles que, tendo aderido a Cristo e n’Ele tendo sido incorporados pelo baptismo (ainda que apenas de desejo, e mesmo que seja apenas um desejo implícito), depois de se terem identificado com Ele na morte, com Ele participam na glória da ressurreição para a vida eterna.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...