quinta-feira, 11 de abril de 2013

Samarcanda - Usbequistão

Consta que Alexandre Magno escondeu na pérola da seda o seu grande tesouro, muito antes da cidade ser arrasada por Gengiscão e mais tarde reconstruída pelo grande Tamerlão, o cruel Timur, o Coxo, que a transformou na estrela mais rutilante do Oriente.


Samarcanda é uma das cidades mais antigas que se conhecem, o qual prosperou em virtude do facto de estar situada na Rota da Seda.

Fundada por volta de 2500 a.C., Samarcanda floresceu na Idade Média graças ao tráfego das caravanas que percorriam a Rota da Seda entre a China e o Mediterrâneo. Sob a égide de Timur, tornou-se a metrópole mais requintada e próspera da Ásia. 

As suas ruas povoaram-se de jardins repletos de flores, lagos e fontes, e à sua volta ergueram-se mesquitas, mausoléus e madrastas para educar os jovens muçulmanos.

Os muçulmanos chamavam-lhe a Pérola do Islamismo, pela sabedoria dos seus mestres e pela santidade dos seus monumentos.
A sua cúpula, de 37 metros de altura, foi construída em apenas 10 dias.

Na época de Timur, dizia-se que os minaretes da Mesquita Bibi Khanum suportavam o próprio céu. Por baixo das suas cúpulas está gravada a inscrição: "Se quereis saber algo sobre nós, contemplai os nossos edifícios".

Os artesãos recrutados por Timur para embelezar Samarcanda constituíam um exército tão impressionante como o das suas campanhas militares.
Havia escultores do Azerbaijão, estucadores de Deli e arquitectos de Ispahan, enviados a Samarcanda à frente de equipas inteiras de pedreiros. 


Os cortadores de mosaicos vinham de Shiraz e os ceramistas e vidreiros da longínqua Damasco.

Quando não estava em campanha, o imperador orientava pessoalmente a construção das suas majestosas construções.
Segundo os cronistas, os seus operários eram tantos que não havia hospedagem para todos em Samarcanda.

A Mesquita de Tilla Kari, foi concebida como a última obra-prima da Praça de Registan e a sua cobertura foi literalmente revestida a Ouro.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...