- Monumento dedicado ao Amor eterno
O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia.
É um dos monumentos mais conhecidos em todo o mundo e foi declarado como uma das Sete Maravilhas do mundo Moderno.
Foi construído entre 1630 e 1652, a mando do imperador Xá Jahan em memória da sua esposa favorita, Aryumand Banu, que faleceu em 1631 ainda muito jovem a quem o imperador chamava de ‘Muntaz Mahal’ a jóia do palácio, após dar à luz o seu 14º filho.
Ficou então o Palácio conhecido mundialmente como a maior prova de amor do mundo.
A obra do palácio exigiu o trabalho de cerca de 22.000 homens e mais de 1000 elefantes oriundos de diversas localidades do oriente e demorou cerca de 22 anos a sua construção.
No final da construção do Mausoléu a maioria dos trabalhadores foram amputados dos seus dedos e outros das suas mãos afim de evitar que se construísse outra maravilha igual noutro local.
O palácio foi todo feito em mármore branco, com incrustações de pedras semi-preciosas e a sua cúpula é toda em fios de ouro.
A sua Cúpula é o elemento mais destacável do conjunto, que conjuga elementos da arquitectura persa, islâmica, hindu e turca.
Também em honra da sua amada esposa ele construiu os palácios e jardins de Shalimar em Lahore.
Após pouco tempo do término da obra do Taj Mahal em 1657, Shah Jahan adoeceu gravemente, e dizem que o imperador passou o resto dos seus dias a observar pela janela o Taj Mahal, e depois da sua morte em 1666, foi sepultado no mausoléu ao lado da sua amada esposa.
As paredes que albergam o cenotáfio de Muntaz Mahal - junto à sepultura do próprio Xá Jahan - são também de mármore com incrustações de 43 pedras preciosas diferentes.
A obra é considerada perfeita, e toda cercada de jardins persas, com canteiros de flores, caminhos delineados, árvores, fontes, e cursos de água.
Segundo descrições oficiais dos jardins do palácio, dizem que antigamente ele era repleto de árvores frutíferas e de uma vasta e diversificada vegetação harmonicamente plantadas, mas quando os britânicos assumiram o controle do Taj Mahal foram introduzidas modificações em todo o jardim de modo a reflectir melhor o estilo londrino.
Actualmente o palácio é um ponto turístico de referência obrigatório.
Quem vai à Índia não pode deixar de visitá-lo e com certeza maravilhar-se com sua sumptuosidade e beleza.
HÉLDER GONÇALVES
Sem comentários:
Enviar um comentário