Baptismo
é uma palavra de origem grega, que vem do verbo baptizo, que literalmente
significa "baptizar" ou também "lavar".
Na
Bíblia essa palavra é muito ligada à actividade do precursor de Cristo, João Baptista,
que baptizava no Jordão (Mt 3,11). É por isso que ele é chamado
de "baptista".
Sobre
a origem do baptismo, há várias hipóteses. Alguns dizem que venha dos rituais
de purificação existentes na tradição judaica. Esses rituais, repetidos em
várias situações da vida quotidiana, permitiam ao judeu de purificar-se e
realizar as suas tarefas religiosas.
Outra
hipótese defende que a sua origem esteja na Comunidade de Qumran, onde viviam
os essénios. Certamente existe uma integração das duas realidades.
Ou
seja, o baptismo de João pode ser entendido como uma adaptação dos trabalhos
rituais dos judeus, sobre os quais a comunidade de Qumran exerceu uma certa
influência.
Jesus
foi baptizado por João e provavelmente também os apóstolos (Jo 1,35-42).
E
depois os cristãos continuaram a práxis de João, provavelmente já a partir do
Pentecostes, graças ao mandamento de Jesus ressuscitado, como lemos em Mt 28,19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em
nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”;
O baptismo
de João era um baptismo de penitência (Mt 3,11; Mc 1,4; Lc 3,3; Act 13,24). Quem era batizado por ele testemunhava o seu
arrependimento e o desejo de receber o perdão. Era, no fundo, uma acção que
preparava a pessoa à vinda do Messias.
No
início do cristianismo, o facto que Jesus tenha sido baptizado por João não era
fácil de ser aceitado. Mas nós precisamos ler esse evento como uma disposição
de Jesus a aceitar a vontade Divina.
Depois
do baptismo de João, o Espírito Santo desceu sobre Cristo (Mt 3,16).
A
partir daí, esse baptismo de Jesus é visto como o protótipo do baptismo
cristão, o baptismo com água e espírito.
O baptismo,
desde a origem, faz parte do cristianismo. Já os primeiros convertidos foram baptizados,
como mostra nos Actos dos
Apóstolos 2. E Paulo, que se converteu ao cristianismo cerca de 3
anos após a morte de Cristo, considera o baptismo como o início da vida cristã
(Rom 6,4; 1Cor 1,13-17;
15,29; Ef 4,5 e Col 2,12).
O baptismo
para os cristãos, no início, significava o perdão dos pecados, sendo uma
súplica que o cristão elevava a Deus para adquirir uma consciência pura (1Ped
3,21). O dom do Espírito Santo, que o cristão recebe, significa um acto de
renovação que Deus doa ao cristão baptizado.
Uma
característica fundamental, que distingue o baptismo cristão daquele de João, é
que desde o início, o baptismo foi feito "em nome de Jesus" (Act 2,38;
8,16; 10,48; 19,5).
Isso significa que o cristão baptizado considerava-se um
representante de Cristo glorificado e também que é inserido na realidade de
Cristo crucificado e ressuscitado (1Cor 1,13-17).
HÉLDER GONÇALVES
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