quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Cruz da Ordem de Santiago

A simbologia da Cruz da Ordem de Santiago não pode ser dissociada da história da ordem que representa.

Representa a luta, as batalhas travadas contra os infiéis e a protecção dos peregrinos que percorriam o Caminho de Santiago para visitar o túmulo do apóstolo Santiago.

Com esta finalidade foi constituída a Ordem de Santiago, datando a sua origem de 1170, embora também se encontre alguma documentação relativamente a 1160 como o seu ano de fundação.

Inicialmente designava-se Frades de Cáceres, por ter sido criada nessa cidade, a qual foi doada aos membros da congregação por D. Fernando II.

Passando a estar ligada ao arcebispado de Santiago de Compostela e a receber alguns dos seus privilégios, a ordem alterou o nome para Ordem de Santiago.

Esta congregação alcançou, ao longo da sua história, prestígio a nível hospitaleiro, mas e sobretudo a nível militar.

Os cavaleiros de Santiago participaram em várias lutas travadas em território espanhol, como por exemplo na Batalha de Navas de Tolosa, em 1212.

A partir de 1493, a ordem viveu um período difícil, quando os Reis Católicos a submeteram à coroa castelhana, o qual veio a ser ultrapassado em 1523, ano em que foi novamente reconhecida a sua autonomia. Desde então, que os monarcas espanhóis ostentam o título de mestres da Ordem de Santiago.

Mas, afinal, quem foi o Santo que deu o nome à ordem e à cruz?

Apóstolo de Jesus, São Tiago partiu para a Península Ibérica para difundir a fé cristã. Quando regressou a Jerusalém, Herodes, o Grande condenou-o à morte por volta do ano 44 tornando-se assim no primeiro mártir dos Apóstolos cristão.

Mais tarde o seu corpo foi transportado para Compostela, em Espanha, onde até hoje é de grande culto.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...