sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Fé

O QUE É A FÉ? 

– “Quem acreditar tem a vida”.  O que significa acreditar e ter uma fé verdadeira?

- Afirma o Catecismo da Igreja Católica que “a fé é a resposta do homem a Deus, que a ele Se revela e Se oferece, resposta que, ao mesmo tempo, traz uma luz superabundante ao homem que busca o sentido último da sua vida” (nº 26)

- Pelo Novo Testamento, compreendemos que a fé é feita do encontro entre Jesus que chama e cativa com a sua palavra e o ser humano que responde ou se sente atraído por esta Pessoa maravilhosa e algo misteriosa.

- A Sagrada Escritura chama “obediência da fé” à resposta humana a Deus que se revela e comunica por amor (cf nº 143).

- A fé é um acto livre, e ao mesmo tempo pessoal (“eu creio”) e comunitário (“nós cremos”). “Ninguém pode acreditar sozinho, tal como ninguém pode viver só” (nº 166).


AS DIMENSÕES DA FÉ

O Catecismo propõe-nos uma fé com quatro dimensões fundamentais.

- Fé que crê: “Quem acredita...”. Quem acredita tem a vida eterna (que começa já aqui na terra). Esta dimensão desenvolve em nós o conhecimento da Palavra de Deus, procurando compreendê-la, e leva-nos a confiar na verdade dessa Palavra.

- O modelo mais perfeito da fé que crê é Abraão. A sua realização mais perfeita é a Virgem Maria (cf nº 144).  Maria confiou no “cumprimento” da Palavra de Deus (cf nº 149).

- Fé que celebra: “Eu sou o pão da vida”. Jesus é um pão que desceu do céu.
- Desde os apóstolos que a Igreja põe em prática o pedido do Senhor: “Fazei isto em memória de Mim”. Desde esses tempos, a Eucaristia mantém a mesma estrutura fundamental e continua a ser “o centro da vida da Igreja” (cf 1343).

Fé que vive: “Perdoai-vos... caminhai na caridade”. Afastar a irritação, má vontade e maledicência permite caminhar na caridade, sendo bondosos, compassivos e misericordiosos! São exemplos concretos da Palavra vivida.

O Credo e os Sacramentos exigem também os Mandamentos e as Bem-aventuranças, isto é, uma fé traduzida em valores e atitudes. Assim como Cristo fez sempre o que era do agrado do Pai, também o cristão procura viver constantemente segundo a vontade de Deus (cf nº 1693).

- Fé que ora: Elias “exclamou: Já basta, Senhor”.
- Ao mesmo tempo, as dimensões anteriores exigem a dimensão da oração, de uma fé que constantemente reza: “Pai Nosso”. A oração lembra-nos sempre d’Aquele que é “a nossa vida e o nosso tudo”(cf 2697).


Resumo:

Jesus anuncia uma mensagem de salvação. 
Quem a ouve e responde afirmativamente começa a viver a fé. 
Dá um primeiro sim a Jesus. Esse sim tem depois de se aprofundar ao longo da vida.

O cristão é o discípulo de Jesus dos nossos dias. Não O segue fisicamente, andando pelas terras da Galileia e Judeia. Segue-O na medida em que vive unido a Ele em cada dia e na medida em que põe em prática a Palavra do Evangelho.

A fé é a resposta que cada um de nós dá ao convite para uma amizade/amor especial com Jesus. É condição imprescindível para a fé o anúncio e a escuta da Palavra de Deus.

Vivamos uma Fé assente na Palavra e na Eucaristia e que se manifesta na oração e no amor à maneira de Jesus.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...