segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

QUEM SOU EU ?

Quem sou eu perante mim mesmo?

Quem sou eu perante os outros?

Quem sou eu perante Deus?

Quem sou eu em mim mesmo?


Nós temos muitas identidades na única identidade que nós somos. Somos uns para nós mesmos (temos uma imagem de nós mesmos); somos diferentes para os outros (eles têm outra imagem diferente daquela que nós temos de nós mesmos) e mais ainda diferentes para Deus a quem não enganamos, nem escondemos nada. Ele que conhece a nossa verdadeira e total identidade. Para mim posso pensar que sou um e ser diferente; para os outros posso parecer um e ser diferente; para Deus sou quem sou… Não há máscaras, não há mentiras, não há enganos…

A nossa identidade (o saber “quem sou eu?”) é muito importante quer nesta parte da nossa vida antes da morte, quer na parte da nossa vida depois da morte.

A nossa vida é uma só. Há só uma vida. Na dimensão corporal, terrena e na dimensão futura depois da morte. A minha identidade é a mesma. Sou o mesmo, mas sou diferente antes de morrer e depois de morrer. Mas é importante dizer: “sou o mesmo, mas estou diferente”. Aliás até neste mundo, sou o mesmo, mas estou diferente hoje do que era há dez, 20, 30 anos atrás. O mesmo poderei dizer daqui a 10, 20, 30 anos e depois da morte. Sou o mesmo, mas estou diferente.

O SER permanece, o ESTAR mudar.

Saber quem sou é muito importante.
Quem me dá a minha identidade?
Quem me diz quem sou?
Serei eu mesmo, será a minha auto-consciência?
Será a minha memória?
Será o meu corpo biológico, as minhas células?
Será aquilo que faço?
Será aquilo que tenho?
Será aquilo que conheço quem me dá a minha identidade?
Será o meu carácter e personalidade?
Tudo isto é aceitável, mas incompleto, como uma verdade parcial.

Numa perspectiva antropológica cristã, NÃO SOU EU QUE DOU A MINHA IDENTIDADE A MIM MESMO, porque não sou eu que dou a vida e o ser a mim mesmo.

A minha identidade é RECEBIDA em relação com os outros e com Aquele que é totalmente OUTRO porque radicalmente diferente dos outros humanos. Este OUTRO, eu chamo de Deus. O ser humano é um ser que se relaciona com o mundo, consigo mesmo, com os outros e se relaciona com Deus (aceitando, rejeitando, ignorando).

O bebé e a criança descobre-se a si mesmo e à sua identidade na sua relação com os outros e com o mundo à sua volta.

O ser humano é um ser Dado por Deus, criado por Deus (naturalmente servindo-se dos pais), chamado por Deus a relacionar-se com Ele.

A nossa identidade e a permanência da nossa identidade depende Daquele que nos dá a vida – Deus e depende dos outros como instrumentos de Deus.

Nós somos e existimos enquanto Deus nos der a vida e a existência e nos relacionamos com os outros.

A quaresma aproxima-se e é tempo de pensar a sério.

Quem sou eu?

Para que serve a minha vida?

Como estou a gastar a minha vida?

Qual o sentido da minha vida?

Qual o sentido da minha morte?

Que significa para mim viver?

Que significa para mim morrer?


Hélder Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...