domingo, 18 de março de 2012

SIMÃO CIRENEU

Porque é que Jesus, a caminho do Calvário, permitiu que alguém o ajudasse a levar a cruz?

Ele não poderia ter realizado um milagre como tantos outros que realizou anteriormente?

Não poderia ter feito uso de sua omnipotência, aquela omnipotência com a qual Ele criou todas as coisas e sustenta o universo inteiro?


Além do mais, naquela específica ocasião, realizar um milagre reergueria o conceito das pessoas sobre Ele, e apaziguaria. o animo dos soldados com relação à sua pessoa. Mas ele não o realizou.

Jesus tinha poder suficiente para restaurar as suas próprias forças, reerguer a cruz e voltar a caminhar de maneira firme até ao local da crucificação. Porque não o fez?

Poderia também ter chamado naquele momento milhares de anjos, e a ajuda de um só deles seria mais do que suficiente para reerguê-lo e ajudá-lo a levar a cruz.

Jesus poderia ter feito qualquer uma dessas coisas, mas não as fez. Por quê?

Ele não chamou os anjos para socorrê-lo porque a cruz não era para os anjos.

Ele também não realizou nenhum milagre para carregar a cruz porque aquela era a cruz dos homens e dele, Jesus Cristo, Homem. Portanto, era necessário que Ele a levasse na sua condição de homem, e que os homens a levassem com ele. Por isso Jesus consentiu que Simão Cirineu o ajudasse a levá-la (Marcos 15.21).

O Filho de Deus entregou-se a si mesmo para morrer na cruz visando a nossa redenção, o perdão dos nossos pecados. Ele primeiramente pôs sobre os seus ombros o jugo da sua cruz, e depois ensinou que cada um de nós deve carregar a sua (Marcos 8.34).

Com isto Ele quis dizer que a cruz era tanto sua como nossa.

Deveria ser tão-somente nossa, mas para que nós não tivéssemos de ser crucificados nela, Ele tomou o nosso lugar.

Simão Cirineu não sabia que aquela era a cruz do Salvador dos homens. Se ele soubesse que ela era o instrumento da nossa redenção; se naquele momento Deus abrisse os olhos de Simão para que ele visse todos os frutos da salvação que a morte de Cristo na cruz iria produzir, certamente aquele cireneu não só ergueria e carregaria aquela cruz, mas até a abraçaria, sentindo-se honrado pelo simples facto de poder tocá-la.

Imaginemos, portanto, o que não significaria carregá-la, caso Simão soubesse o que ela representava. A cruz que ele estava a carregar não era a de um simples criminoso, mas a cruz do Filho de Deus, a cruz do seu Criador, do seu Redentor.

Simão não sabia nada disso, mas nós sabemos.

Sabemos o que representa a cruz do nosso Salvador Jesus Cristo.

Sabemos, portanto, porque devemos levar essa cruz que é dele e que é nossa.

Levando a nossa cruz, não devemos esquecer que Jesus a levará connosco, assim como o cirineu o ajudou a levar a sua.

Sejam quais forem as lutas e aflições que enfrentarmos devido ao peso dessa cruz, Jesus estará sempre ao nosso lado fortalecendo-nos, ajudando-nos, confortando-nos.

Tendo ao meu lado esse Simão Cirineu, o que devo temer?

O que não poderei conseguir?

Jesus levará comigo essa cruz se eu recorrer sempre a Ele e aceitar a ajuda vinda do seu ombro e da sua mão.

Ainda que todos os flagelos do mundo caiam sobre mim, ainda que o mundo inteiro se levante irado contra a minha vida, sempre terei ao meu lado esse Simão Cirineu. Ele prometeu estar connosco todos os dias (Mateus 28.20).

Portanto, devemos manter a firme resolução de levar a nossa cruz até ao alto do nosso monte Calvário, ou seja, até ao fim da nossa vida, quando então se iniciará a vida eterna para a qual Deus nos convida.

Jesus deu-nos um fez-nos um apelo a cada um de nós para cada um levar a sua Cruz.

Isso diz respeito principalmente a uma coisa, à responsabilidade do carácter de Cristo em nós.

Devemos carregar a Cruz do nosso irmão, mesmo sem saber quem ele é, e nunca ser uma pedra de tropeço na sua vida.

HÉLDER GONÇALVES

2 comentários:

  1. Eu acho a Via Sacra o período mais bonito da vida de Cristo, por causa do que disse acima: embora com todo o poder em suas mãos, deixou-se levar até aquela morte horrível... Um Deus, Criador e humilde em sua pedagogia... A Via Sacra é o melhor remédio para qualquer sofrimento! Sinceramente, olhando a Cristo daquele jeito, sofrendo humilhações, dores... nos dá força para seguir o nosso calvário, seja qual for. Aquilo que aconteceu, foi para nós, para nos fortalcer, dar-nos a coragem de ir até o fim, sabendo que Ele passou por essa Via antes como exemplo... para infudir-nos confiança e coragem mesmo... Um abraço. Bela reflexão.

    ResponderEliminar
  2. Muito bacana seu post. O meu fala de Verônica. Gostei muito de ler sobre o significado de Jesus permitir que Cirineu o ajudasse. Muito profundo! Forte abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...