quinta-feira, 17 de maio de 2012

PROCISSÃO EUCARÍSTICA DE MARIA

“Maria, pôs-se a caminho e dirigiu-Se, apressadamente, a casa da Sua prima Isabel, que estava para ser mãe” (Lc 1,39-46).

Maria, depois do anúncio do Anjo e de aceitar ser Mãe de Deus, não se fecha em Si mesma, mas vai apressadamente a casa da Sua parente, para servir, ajudar e partilhar com ela a alegria do nascimento do filho – João Baptista.

Sob o signo da exaltação, aparece Maria, para servir e estar disponível a ajudar. A voz de Maria e a presença de Cristo, no Seu ventre, fazem “saltar de alegria João Baptista, no seio de sua mãe” (Lc 1,44).

Maria, quando chegou, saudou Isabel, que exclamou, sob a acção do Espirito Santo: “Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do Teu ventre”.

A voz silenciosa de Jesus faz-se ouvir a João, que é consagrado “profeta” e “percursor”. Mas ele é mais que um profeta. Ele “é a voz que clama no deserto: “preparai os caminhos do Senhor”

Isabel felicita Maria pela Sua Fé. Maria, trazendo no Seu seio é um autêntico “ostensório”. Ficou admirada com aquela saudação e mais admirada ficou, quando Isabel exclamou: “Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?!”

Então, Maria entoa o Seu cântico de louvor e acção de graças: “A Minha alma glorifica o Senhor e o Meu espirito exulta em Deus Meu Salvador” (Lc 1,39-46).

Podemos afirmar que a viagem que Maria fez pelas montanhas da Judeia, até à casa de Isabel foi “a Primeira Procissão Eucarística”, na História da Humanidade. Maria, a Mulher Eucarística, leva no Seu seio “o Pão da Vida, o Pão do Céu”, como um ostensório leva a Hóstia Consagrada, pelas ruas das nossas terras. Maria é “Mulher Eucarística”, porque é o Tabernáculo vivo de Deus, Arca da Aliança em que o Senhor “visitou e redimiu o Seu Povo”. Como sacrário divino leva o Seu Filho com todo o regozijo em procissão.

Há sempre uma ligação muito íntima entre a Mãe e o Filho. A esse propósito, o Beato João Paulo II, na Carta Apostólica “O Rosário da Virgem Maria”, diz-nos: “Proponho à Igreja que comtemple o Rosto de Cristo com a presença de Maria. Não podemos separar Maria de Cristo. A Igreja vive da Eucaristia. As três realidades “Igreja, Eucaristia e Maria”,” são elos fortes de ligação, que nunca se separam”.

Maria deu-nos Cristo Eucarístico, ao oferecer o Seu ventre virginal para a Encarnação do Verbo de Deus. Por isso, podemos chamar “Maria – a Mulher Eucarística”. É Ela que inicia as “Procissões Eucarísticas” que se fazem, através dos séculos, nas ruas das nossas aldeias e cidades. Foi Maria que iniciou a “Procissão Eucarística” por isso podemos chamá-La “Rainha do Santíssimo Sacramento”, cujo único anseio é conduzir-nos para o Seu Filho Jesus Cristo.

Ela é a Mãe e Rainha do Santíssimo Sacramento, Templo e Morada da Santíssima Trindade.

HÉLDER GONÇALVES

2 comentários:

  1. Ola! vim conhecer seu blog e adorei!
    Obrigado pela visita no blog.
    Bom final de semana!
    Abraços Nena

    ResponderEliminar
  2. Olá!Vim agradecer a visita lá no blog!
    Seu blog é lindo, e já estou te seguindo.
    Obrigado!
    Bom final de semana e a Paz de Cristo!

    Bjim no coração

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...