quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam - Papa Francisco I


O conclave escolheu nesta quarta-feira 13 de Março 2013 o cardeal Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos de idade, natural da Argentina, como novo Papa, à frente da Igreja Católica Apostólica Romana, escolhendo o nome de Papa Francisco I.

A sua primeira Eucaristia está marcada para o próximo dia 19 de Março, dia do Pai.

Fumo Branco 19h08
Eram 19h08 quando saiu fumo branco da Capela Sistina, anunciando ao mundo que tínhamos um novo Papa.

O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.

Jorge Mário Bergoglio nasceu em Buenos Aires, a 17 de Dezembro de 1936 e é o novo Papa da Igreja Católica. É o primeiro Papa da Companhia de Jesus e o primeiro Papa da América Latina.

Após a morte do Papa João Paulo II em 2 de Abril de 2005, foi considerado um dos candidatos mais fortes para assumir o lugar do Sumo Pontífice, tendo ele mesmo na terceira votação pedido aos cardeais para não votarem mais nele e assim abriu caminho para que fosse eleito Joseph Ratzinger, que tomou o nome de Papa Bento XVI.

Bergoglio foi presidente da Conferência Episcopal da Argentina, durante dois mandatos não podendo ser reconduzido num terceiro mandato.

Jorge Mário Bergoglio, é filho de pais italianos que imigraram para a Argentina. O pai Mário Bergoglio era trabalhador ferroviário, e a mãe Regina, dona de casa.

Ele formou-se numa Escola Secundária Industrial, como engenheiro químico.

Aos 21 anos, decidiu tornar-se padre.

Em Março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas).

Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.

Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias num colégio de Buenos Aires.

Entrou para o seminário em Villa Devoto, como noviço na ordem jesuíta.

De 1967 a 1970, estudou teologia.

Ele foi ordenado sacerdote a 13 de Dezembro de 1969.

De seguida, fez uma longa carreira dentro da ordem de que se tornou "provincial" de 1973 a 1979, e durante a ditadura civil-militar na Argentina.


HÉLDER GONÇALVES

1 comentário:

  1. Muito bom resumo da vida do Papa.

    Fácil de ler e de compreender a trajetória do Pontífice.

    Parabéns pelo artigo e também pelo blog.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...