sexta-feira, 9 de maio de 2014

Peregrinos de Fátima

Quem viaja pelas estradas de Portugal, no mês de Maio, e vê ao longo das estradas pessoas que caminham, em fila, sabe certamente que são: os peregrinos de Fátima.

Caminham carregados, por vezes cansados, mas sempre animados.

É a fé que os anima. É a fé que os faz sair de casa, que os faz sair das suas terras mais distantes. É a fé que os leva até junto da Senhora de Fátima.

Levam o coração cheio de incertezas, mágoas, ilusões, sofrimentos, e esperam voltar a casa com alegria, paz e amor. Tudo o resto vem por acréscimo.

Às vezes basta um simples olhar para a Mãe do Céu, acender uma vela ou rezar o terço para compensar um esforço grande.

A Senhora de Fátima pediu penitência, por nós e pelos outros. Penitência que se traduz numa conversão de vida. Emociono-me cada vez que recordo a coragem e insistência da pequenina Jacinta, vidente de Fátima, que dizia à sua prima Lúcia, «sofro, sim; mas ofereço tudo pelos pecadores e para reparar o Imaculado Coração de Maria. (…) Gosto tanto de sofrer por Seu amor! Para dar-lhes gosto! Eles gostam muito de quem sofre para converter os pecadores». (Memórias da Irmã Lúcia)
Que heroicidade e exemplo para todos os cristãos. Só quem ouve o chamamento da Mãe à conversão é que é capaz de compreender esta realidade.

Os peregrinos de Fátima são uma imagem do que é a nossa peregrinação neste mundo: temos uma meta a atingir, nem sempre o caminho é fácil, mas ao caminharmos juntos vivemos a comunhão entre filhos de Deus e encorajamo-nos uns aos outros. Pela fé caminhamos, animados pela esperança não desistimos e no amor da Santíssima Trindade aprendemos a caridade.

Rezemos com as palavras do Santo Padre, já falecido, João Paulo II, que no dia do Jubileu dos Bispos a 8 de Outubro de 2000, na Praça de São Pedro, confiou todo o mundo a Maria: «Confiamos-Te, oh Mãe, todos os homens, a começar pelos mais débeis: as crianças que ainda não nasceram e aquelas que vivem em condições de pobreza e sofrimento, os jovens à procura de sentido para a vida, as pessoas privadas de um trabalho e aquelas provadas pela fome e pela doença. Confiamos-Te as famílias em dificuldade, os anciãos sem assistência e quantos estão sozinhos e sem esperança.»


1 comentário:

  1. É a fé que faz caminhar não apenas em direcção a Fátima mas em direcção a Deus.
    Algumas pessoas não fazem mais do que caminhar sem contudo ficarem mais santos e libertos do mal.
    Caminhar pode e deve ser um meditar nos ensinamentos que Jesus nos trouxe. Ele não veio revogá-los mas conferir-lhes nova vida.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...