quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CRUZ CELTA

A Cruz Celta é actualmente uma das mais destacadas expressões de esperança e fé cristã por toda a Europa, e um pouco pelo mundo, embora se trate de um símbolo de origem pagã, com mais de 4000 anos de existência.

É referenciada nas tradições espirituais dos budistas e dos índios americanos, estando a sua origem associada aos rituais célticos do culto de Bran, “o Abençoado”, representado pelo sol.

Diz a lenda que, quando os primeiros invasores nórdicos e germânicos atingiram as regiões célticas, ocorreu uma terrível batalha, durante a qual Bran pereceu para salvar o seu povo.

Antes de morrer, terá pedido aos seus soldados que lhe cortassem a cabeça e a colocassem nom local de onde pudesse ver a chegada do inimigo e lutar contra ele.

Com a chegada do cristianismo e a conversão das primeiras regiões célticas, os celtas católicos deixaram para trás as querelas entre clãs, dedicando-se sobretudo à luta religiosa.

Passaram a misturar o simbolismo do seu deus pagão com a cruz católica, dando origem à cruz celta.

Esta é geralmente adornada com símbolos tipicamente célticos, como cavalos, dragões e veados.

É também conhecida como Cruz das Escrituras ou Cruz Solar, encontrando-se frequentemente talhada em pedra com os seus adornos entrelaçados.

O simbolismo essencial da cruz é a ligação entre a Terra e o Céu.

O braço vertical diz respeito ao mundo celestial e o horizontal representa o material.

É do ponto de encontro que emana o halo da Unificação, que dá o sentido de unidade e de Todo.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...