Igreja da Sagrada Familia |
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Viana do Castelo inaugurou no passado sábado, 8 de Setembro, a maior igreja do Alto Minho, com capacidade para 840 pessoas sentadas e 360 pessoas de pé, e está pensada para funcionar com um serviço de «babysitting», para comodidade dos pais, afirmou o padre Artur Coutinho.
«São salas insonorizadas, nas quais queremos instalar um serviço de babysitting para os nossos fiéis. As crianças mais novas, que ainda não assistem às celebrações, poderão ficar ali a brincar, em segurança, para comodidade dos pais».
Esta será uma das valências a criar a curto prazo, agora que a nova igreja está concluída, após mais de dois milhões de euros de investimento garantido exclusivamente através de donativos de fiéis e de um empréstimo bancário.
«Para já, vamos inaugurar a obra assim. O serviço de babysitting, de uma forma ou de outra, vai fazer-se no futuro, mal haja dinheiro para acabar os restantes espaços», garantiu o Padre Artur Coutinho.
Esta obra é composta por cinco pisos e ainda está muita obra por acabar, como salas de catequese, salas de reuniões, salas de grupos e movimentos paroquiais, a capela do Santíssimo Sacramento que se encontra por baixo da Igreja agora inaugurada e muitas outras valências.
Apenas a igreja propriamente dita foi inaugurada, face aos mais de 500 mil euros ainda necessários para acabar o edifício, de cinco andares, onde funcionarão os restantes serviços do centro social desta paróquia.
A paróquia está hoje «endividada», «Mas é uma obra que só fizemos depois de, por exemplo, estarmos a prestar o apoio social a muitas pessoas», esclareceu o padre Artur Coutinho.
O novo templo, dedicado à Sagrada Família, aposta no aproveitamento da energia solar, através de painéis fotovoltaicos, que permitirão reduzir a fatura da eletricidade.
«Durante o dia, as celebrações serão feitas apenas com a luz natural. Quando chegar o inverno, a comodidade será garantida através do piso radiante, porque ninguém gosta de ter frio. Temos de pensar nos fiéis e nas condições que oferecemos», justificou ainda o pároco.
A nova igreja está implantada na zona da Abelheira, a mais populosa da freguesia de Santa Maria maior (cerca de 10.000 habitantes), no centro da cidade.
A abertura do novo templo, que será o terceiro desta paróquia, chegou a estar prevista para 2009, mas foi sucessivamente adiada devido a dificuldades na construção, de projeto e, entretanto, também financeiras, fruto da crise e da quebra das ofertas dos paroquianos.
Um «sonho» que «começou a nascer» em 1983, pela necessidade de espaço que «já os mais velhos sentiam».
Em 2000, foi assinada a doação dos terrenos e quatro anos mais tarde arrancou a construção.
«É uma verdadeira obra de arte, que pode ser apreciada de três ângulos diferentes. Vista de cima parece uma árvore, de dentro um ovo e de fora uma nave», descreveu ainda o padre, assegurando que desde sábado aquele será o maior templo da Diocese de Viana do Castelo.
Deixo aqui algumas fotos, mas algumas não estão muito nitidas devido á grande quantidade de fumo de incenso que foi colocado na igreja.
Espero que gostem e tenham ficado apenas com uma pequena ideia
do que se passou durante toda a cerimónia.
HÉLDER GONÇALVES
Sem comentários:
Enviar um comentário