segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SAGRADA FAMILIA - Inauguração da Igreja

Igreja da Sagrada Familia

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Viana do Castelo inaugurou no passado sábado, 8 de Setembro, a maior igreja do Alto Minho, com capacidade para 840 pessoas sentadas e 360 pessoas de pé, e está pensada para funcionar com um serviço de «babysitting», para comodidade dos pais, afirmou o padre Artur Coutinho.

«São salas insonorizadas, nas quais queremos instalar um serviço de babysitting para os nossos fiéis. As crianças mais novas, que ainda não assistem às celebrações, poderão ficar ali a brincar, em segurança, para comodidade dos pais».

Esta será uma das valências a criar a curto prazo, agora que a nova igreja está concluída, após mais de dois milhões de euros de investimento garantido exclusivamente através de donativos de fiéis e de um empréstimo bancário.

«Para já, vamos inaugurar a obra assim. O serviço de babysitting, de uma forma ou de outra, vai fazer-se no futuro, mal haja dinheiro para acabar os restantes espaços», garantiu o Padre Artur Coutinho.

Esta obra é composta por cinco pisos e ainda está muita obra por acabar, como salas de catequese, salas de reuniões, salas de grupos e movimentos paroquiais, a capela do Santíssimo Sacramento que se encontra por baixo da Igreja agora inaugurada e muitas outras valências.

Apenas a igreja propriamente dita foi inaugurada, face aos mais de 500 mil euros ainda necessários para acabar o edifício, de cinco andares, onde funcionarão os restantes serviços do centro social desta paróquia.

A paróquia está hoje «endividada», «Mas é uma obra que só fizemos depois de, por exemplo, estarmos a prestar o apoio social a muitas pessoas», esclareceu o padre Artur Coutinho.

O novo templo, dedicado à Sagrada Família, aposta no aproveitamento da energia solar, através de painéis fotovoltaicos, que permitirão reduzir a fatura da eletricidade.

«Durante o dia, as celebrações serão feitas apenas com a luz natural. Quando chegar o inverno, a comodidade será garantida através do piso radiante, porque ninguém gosta de ter frio. Temos de pensar nos fiéis e nas condições que oferecemos», justificou ainda o pároco.

A nova igreja está implantada na zona da Abelheira, a mais populosa da freguesia de Santa Maria maior (cerca de 10.000 habitantes), no centro da cidade.

A abertura do novo templo, que será o terceiro desta paróquia, chegou a estar prevista para 2009, mas foi sucessivamente adiada devido a dificuldades na construção, de projeto e, entretanto, também financeiras, fruto da crise e da quebra das ofertas dos paroquianos.

Um «sonho» que «começou a nascer» em 1983, pela necessidade de espaço que «já os mais velhos sentiam».

Em 2000, foi assinada a doação dos terrenos e quatro anos mais tarde arrancou a construção.

«É uma verdadeira obra de arte, que pode ser apreciada de três ângulos diferentes. Vista de cima parece uma árvore, de dentro um ovo e de fora uma nave», descreveu ainda o padre, assegurando que desde sábado aquele será o maior templo da Diocese de Viana do Castelo.


Deixo aqui algumas fotos, mas algumas não estão muito nitidas devido á grande quantidade de fumo de incenso que foi colocado na igreja.


Autoridades Locais
Bispo Diocesano Dom Anacleto Oliveira
Padre Artur Coutinho
Dr. João Maria Costa - Presidente da Câmara
Dr. Defensor Moura - Anterior Presidente da Câmara
e Vereadora ???


Cortejo Inicial:
Acólitos, Sacerdotes,
Bispo Emérito Dom José Augusto
Bispo Diocesano Dom Anacleto Oliveira


Entrega da Chave da Igreja


Povo de Deus, convidado a entrar
naquele que vai ser o novo
Templo dedicado à Sagrada Familia


Bênção da Água


Bênção de todas as paredes da Igreja
pelo Bispo Diocesano Dom Anacleto Oliveira


Unção do Altar com o óleo do Crisma


Dom Anacleto Oliveira
Unge todo o Altar com o óleo do Crisma


Dom Anacleto Unge as quatro colunas da Igreja


Incensação do Altar
Bispo Dom Anacleto, Diácono Christofer e Seminarista Duarte


Insensação de toda a Igreja
e do Povo de Deus pelo Diácono Christofer


Colocação dos Cirios ao lado do Altar


Colocação da Toalha sobre o Altar    


Bênção da Luz



 Cirios acesos pelo Diácono Christofer
e também os cirios das colunas e de toda a Igreja


Povo de Deus


Ofertório Solene



Preparação do Altar pelo
Diácono Christofer e pelo Seminarista Duarte


Consagração pelos Bispos e Sacerdotes


Ministros Extraordinários da Comunhão


Preparação para o Ritual Final


Ritual Final


Agradecimentos do Padre Artur Coutinho

Espero que gostem e tenham ficado apenas com uma pequena ideia
do que se passou durante toda a cerimónia.


HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...