domingo, 17 de novembro de 2013

Cruz da Ordem de Malta

A Ordem de Malta – nome pelo qual é vulgarmente designada aquele que também é conhecida como Ordem Religiosa Militar do Hospital, Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém ou Ordem de Rodes – foi fundada no século XI, em Jerusalém por Gerardo de Tenque.

O objectivo inicial desta ordem religiosa era o de prestar assistência aos peregrinos e doentes na Cidade Santa, onde construiu o seu primeiro hospital, dedicado a São João Baptista.

Aprovada pelo Papa em 1113, a Ordem de Malta alargou rapidamente o seu âmbito de acção, passando igualmente a defender os peregrinos cristãos dos ataques dos muçulmanos, a proteger os lugares santos e a apoiar as cruzadas.

Quando os cristãos foram expulsos dos lugares santos, em 1187, os Cavaleiros de São João passaram por São João de Acre e por Chipre, antes de se fixarem em Rodes, 1309, e em Malta 1530.

Em 1798 foram forçados a abandonar a ilha de Malta e, finalmente, numa altura em que desenvolviam novamente apenas acções de beneficência, fixaram sede em Roma.

Apesar de fortemente ligada ao Vaticano, a Ordem de Malta é uma entidade independente e soberana, mesmo à luz do direito internacional, mantendo relações diplomáticas com um número elevado de países.

Em Portugal existem Hospitaleiros desde 1116, que se estabeleceram inicialmente no Mosteiro de Leça do Bailio.

Em 1899, depois de vicissitudes várias, entre as quais a extinção das ordens militares do país, foi constituída a instituição de beneficência Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Soberana Ordem de Malta.

A Cruz da Ordem de Malta, também venerada como símbolo sanjoanino, é branca e octogonal, numa referência às oito bem-aventuranças.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...