Depois, passaram a comemorar o Pentecostes como a “Festa da Aliança” entre Deus e o seu povo. Vinha gente de toda a parte e os judeus saudosos voltavam a Jerusalém. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo.
Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que vem da palavra grega pentekosté, significa “qüinquagésimo dia“.
No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; «todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas» (Act 2,1-4).
As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Para os cristãos, esta festa simboliza a descida do Espírito Santo sobre os os Apóstolos, a fim de que eles divulgassem as suas mensagens a todas as pessoas. Foi nesse momento que a Igreja começou a sua missão de evangelização do mundo. .
É pelo Espírito Santo que Jesus continua presente e actuante na sua Igreja.
Hélder Gonçalves
.
Sem comentários:
Enviar um comentário