segunda-feira, 17 de maio de 2010

VAL GOREME - Turquia

Foi um previlégio podermos ter visitado o Val Goreme no passado dia 08 de Maio, sabendo a importância que teve para os cristãos que aqui se escondiam.

O Museu ao ar livre Val do Goreme é o nome de uma serie de vales, e de uma população deste vale, na região da Capadócia na Anatólia central, na Turquia.

Este parque nacional é o território mais famoso da Capadócia e, foi listado pela UNESCO como Património da Humanidade no ano 1985.

No Val Goreme os primeiros cristãos construíam as suas casas e também as suas Igrejas, para ficarem protegidos contra todas as perseguições dos inimigos, principalmente dos romanos, árabes e judeus.

São as chamadas Igrejas Rupestres, chegou a haver mais de 400, porque foram construídas no interior da rocha.

Existe também uma notável e extensa cidade subterrânea, cavada abaixo do solo.

A palavra Goreme significa: “tu não podes ver” significando que ninguém conseguia ver as Igrejas e os cristãos.

No século VII e XI existia no Val Goreme duas artes: o estilo de Capadócia e o estilo de Constantinopla. Nessa época eram enviados grupos que chegavam aqui para venderem os seus serviços, mas tudo dependia da riqueza dos benfeitores filantropos. Se tivessem muito dinheiro as pinturas podiam ter muitas cores senão eram de cor única. O estilo de Capadócia é um estilo sem detalhes, um estilo simples, um estilo fácil, porque aqui não vivia nenhum artista como Miguel Ângelo ou Leonardo Davinci e os autóctones podiam assim mais facilmente pintar os seus sentimentos.

A maior parte das igrejas foram decoradas depois do século IX depois da época iconoclasta entre 726 e 746 d.c. porque durante este tempo foi tudo proibido, só era permitido pintar cruzes e, por isso as imagens foram proibidas. Os pintores não podiam pintar mais do que estava escrito no livro de Dionísio, um monge cristão que estabelecia as regras para as pinturas nas igrejas rupestres.

Esta Igreja foi decorada pelos artistas de Constantinopla.


Hélder Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...