quarta-feira, 11 de abril de 2012

MENSAGEM CRISTÃ

Em que consiste a mensagem cristã ?

Consiste no anúncio de Jesus Cristo.


Ele é a Boa Nova (Evangelho) que os apóstolos proclamavam desde o princípio, como escreve São Paulo: «Lembro-vos, irmãos, o evangelho que vos anunciei, que vós recebestes, no qual permaneceis firmes e pelo qual sereis salvos… Transmiti-vos, em primeiro lugar, o que eu próprio recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e depois aos Doze» (1 Cor 15,1-5).

Essa mensagem refere-se directamente à morte e ressurreição de Jesus pela nossa salvação, e acrescenta que Jesus é o Messias (Cristo), enviado por Deus, tal como havia sido prometido a Israel. O anuncio de Jesus Cristo abarca, portanto, a fé no Deus único, Criador do mundo e do homem, e principal protagonista da história da salvação.

A mensagem cristã anuncia que com Jesus Cristo se realizou plenamente a revelação de Deus ao homem: «Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o Seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob domínio da Lei, para resgatar os que se encontravam sob o domínio da Lei, a fim de recebermos a adopção de filhos» (Gal 4,4-5).

Jesus revela quem é Deus de uma maneira nova e mais profunda do que a conhecida do povo de Israel; revela Deus como seu Pai de forma única, chegando até a dizer: «Eu e o Pai somos um» (Jo 10,30). Apoiando-se nos ensinamentos dos apóstolos, a Igreja anuncia Jesus Cristo como Filho de Deus e verdadeiro Deus, da mesma natureza que o Pai.

Durante a sua vida na terra, Jesus agiu com o poder de Deus e do Espirito Santo divino que estava nele (Lc 4,18-21), e além disso prometeu enviar o Espirito depois da sua ressurreição e glorificação junto do Pai (Jo 14,16). Quando os apóstolos receberam o Espirito Santo, no dia do Pentecostes, compreenderam que Jesus tinha cumprido a sua promessa a partir do Céu, e experimentaram a sua força transformadora. O Espirito Santo continua a vivificar a Igreja como sua alma. A mensagem cristã inclui, portanto, o Espirito Santo, verdadeiro Deus e terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

A mensagem cristã anúncia, também, aquilo que anunciava Jesus Cristo: o Reino de Deus (Mc 1,15). Jesus encheu de sentido essa expressão simbólica, revelando com ela a presença de Deus na história humana e, no final da mesma, a união de Deus com o homem.

Jesus anunciava o Reino de Deus como já tendo começado, mediante a Sua presença no meio dos homens e as suas acções libertadoras do poder do demónio e do mal (Mt 12,28). É essa presença e acção de Jesus Cristo que permanece na Igreja por obra do Espirito Santo. A Igreja é, na história humana, com que o gérmen e a semente desse Reino, que culminará gloriosamente com a segunda vinda de jesus Cristo, no fim dos tempos. Entretanto, nela o homem adquire, mediante o Baptismo, uma nova relação com Deus, a de Filho de Deus, unido a Jesus Cristo, que culminará, depois da morte, na ressurreição final. Cristo continua a estar realmente presente na Igreja através da Eucaristia, actuando de igual modo através dos restantes Sacramentos, sinais eficazes da sua graça. Mediante a acção dos cristãos, se estes vivem em caridade, vai-se manifestando o amor de Deus a todos os homens. Tudo isto faz parte da mensagem cristã.

HÉLDER GONÇALVES

1 comentário:

  1. Salve Maria!
    Belo texto, de modo especial quando nos recorda a importância dos Sacramentos, que são o cerne da vida em Cristo!

    Giovana (Blog Santa Mae de Deus)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...