Realizou-se este Domingo, 19 de Agosto, a famosa Procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, na Trofa, debaixo de um intenso calor onde milhares de pessoas ali se deslocaram para apreciar os seus andores e figurantes que ilustravam momentos bíblicos.
Mas o mais impressionante disto tudo são os seus 10 Andores que variam entre os 10 e 17 metros de altura e que chegam a pesar cerca de 650 kilos.
Estas estruturas são transportadas por dezenas de homens e ainda são auxiliados por mais quatro homens que cada um com uma corda vão equilibrando para evitar de se virarem, tal é a sua dimensão.
Também alguns têm que ser transportados atravessados visto que a sua largura também é muita e não passam nos prédios, chegam mesmo a bater nas varandas.
Podem verificar nas fotos que os andores chegam a atingir a altura dos prédios ao quarto andar e é preciso não esquecer e acrescentar o rés de chão.
Cada andor é um trabalho muito árduo dos seus moradores que alguns começam a ser preparados com quinze dias de antecedência.
São centenas de metros de tecido e kilos e kilos de alfinetes ali aplicados que no seu final são uma obra prima que muito se orgulham os Trofenses.
Cada andor representa uma aldeia de S. Martinho de Bougado e transporta consigo um santo. O último do desfile é o do Paranho, que carrega a imagem de Nossa Senhora das Dores.
Depois de percorrer várias avenidas, os andores regressaram ao ponto de partida, a igreja matriz de S. Martinho de Bougado, com centenas de fiéis na cauda da procissão e muitos deles a cumprirem promessas.
Esta Majestosa Procissão "continua a tocar no coração das pessoas, quer daquelas que assistem como daquelas que a incorporaram".
Aqui deixo algumas fotos para poderem verificar o dito e, quem sabe, um dia poderem assistir às Festas de Nossa Senhora das Dores.
Figurante Cristo Crucificado |
Procissão com o Santíssimo Sacramento |
Milhares de Fiéis a cumprirem Promessas |
HÉLDER GONÇALVES
Sem comentários:
Enviar um comentário