sábado, 1 de junho de 2013

Corpo de Deus com o Papa Francisco

A Igreja Católica organiza pela primeira vez, hoje sábado, uma cerimónia de adoração eucarística simultânea em todos os fusos horários do planeta, para celebrar o "Ano da Fé", anunciou, na terça-feira passada, o responsável da "Nova Evangelização" do Vaticano.

As dioceses do mundo inteiro, que agrupam aproximadamente 1,2 mil milhões de pessoas baptizadas, foram chamadas a associar-se a esta oração silenciosa de adoração do Corpo e do Sangue do Cristo, que celebra o sacramento da Eucaristia.

Ao mesmo tempo celebra-se uma cerimónia semelhante na Basílica de São Pedro no Vaticano, com a presença do Papa Francisco entre as 15h00 e as 16h00.

Não importa a que hora do dia ou da noite, em todos os continentes, as catedrais e as numerosas igrejas estarão abertas para essa hora de adoração sob o tema "Um só Senhor, uma só Fé".

As milhares de comunidades monásticas estarão desta forma juntas em oração.

Em Honolulu, por exemplo, será 05:00 da manhã de sábado, mas na Papua-Nova-Guiné, na Oceania, já será uma da manhã de domingo. A hora de adoração terá lugar, às vezes em condições climáticas difíceis, no meio da noite, em lugares isolados e até privados de electricidade.

O presidente do Conselho Pontifical para a Nova Evangelização, o arcebispo italiano Rino Fisichella, explicou que o movimento de adesões é muito importante, ainda que algumas dioceses não tenham respondido, por exemplo em África, tal não significa que não organizarão uma hora de adoração. E respostas positivas têm chegado até de países onde os cristãos são minoritários ou em situação difícil, como o Iraque, a Rússia, o Japão ou o Bangladesh.
O dia de Corpo de Deus celebra-se este ano a 30 de maio.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...