sexta-feira, 18 de julho de 2014

Títulos Papais

Papa

Papa Gregório VII (1073 — 1085) ordenou que o título de "Papa" fosse reservado exclusivamente para o Bispo de Roma. Manuscrito desconhecido do século XI.

O termo "Papa" (provém do Latim "Papa", do Grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai) é o título mais famoso e associado ao Bispo de Roma, sendo usado no protocolo, documentos e assinaturas. 

Vigário de Cristo

Um documento emitido pelo Senado Romano em 1615 concedeu o título honorário de cidadão romano a Hasekura Tsunenaga, em que o papa é descrito como "Pontífice de Roma e Pastor da Igreja Católica Universal, pai de todo o mundo, e Vigário de Jesus Cristo, Filho Omnipotente de Deus".

Vigário de Cristo (em latim Vicarius Christi), é o título mais significativo do papa, implicando a sua suprema e universal primazia.

Príncipe dos Apóstolos

Príncipe dos Apóstolos (em latim Principis Apostolorum) é um título reservado individualmente para São Pedro, como maneira de demonstrar a sua liderança entre os Apóstolos (Principis significa "Primeiro" ou "Principal" ). Os seus primeiros registos remontam aos sermões do Papa São Leão Magno no século V, que o usou como demonstração do seu primado: “Perene é a solidez daquela fé que foi louvada no Príncipe dos Apóstolos. E, assim como permanece o que Pedro acreditou acerca de Cristo, igualmente permanece o que Cristo instituiu na pessoa de Pedro. (...) fiel a fortaleza da pedra que recebeu, não abandona o leme da Igreja a ele confiado”.

O título é aplicado apenas indirectamente ao papa, que é referido oficialmente como "Sucessor do Príncipe dos Apóstolos" (Successor principis apostolorum), ou também como "Vigário do Príncipe dos Apóstolos",  dentre outras variantes.

Pontífice

Uma moeda de BolonhaEstados Papais do século XVIII em que está escrito "Pius Sextus Pontifex Maximus MCCXCV" ou seja "Pio VI Pontífice Máximo 1795".

O termo "Pontífice" (Pontifex), cujas variações incluem "Romano Pontífice" ou "Pontífice Romano", "Supremo Pontífice", "Soberano Pontífice" e "Pontífice Máximo", sendo a denominação oficial "Sumo Pontífice" (Summus Pontifex) ou mais completamente, "Sumo Pontífice da Igreja Universal" (Summus Pontifex Ecclesiae Universalis) é um dos títulos oficiais do Papa. 

Servo dos Servos de Deus

Na bula Quo Primum Tempore de 1570, do Papa São Pio V publicado n um Missal Romano, de 1956.
Por abaixo do nome do papa, Pius Episcopos (Pio Bispo), está escrito o título Servus Servorum Dei, todos os documentos papais iniciam da mesma forma.

O termo "Servo dos Servos de Deus" é uma referência à função e autoridade do Papa, sendo que esse título é "o modelo e a norma para o ministério petrino exercido pelo papa. Implica dar testemunho de fé, supervisionar o modo como as igrejas locais preservam essa fé, dar ajuda e incentivo aos outros bispos no seu ministério local e universal de proclamar a fé, falar em nome dos bispos e suas igrejas locais e expressar a fé da Igreja em nome de todas as igrejas locais que juntas constituem a Igreja Universal.
Em suma o ministério petrino é de um servo dos servos de Deus (...), um servo de seus irmãos bispos e de todo o povo de Deus".

Primaz da Itália e Arcebispo Metropolitano da Província Romana

O título de "Arcebispo Metropolitano da Província Romana" (Archiepiscopus metropolitanus provinciae Romanae) reflecte o fato do papa ser o Arcebispo da província eclesiástica da própria Roma, e "Primaz da Itália" (Primatus Italiae), que é o bispo que chefia a igreja nacional da Itália.

Ambos os títulos passaram a ser utilizados no século V, reflectindo o dever do papa de chefiar duas vezes por ano concílios regionais de bispos da Itália e da província de Roma.

A partir do século XI os papas concentraram-se mais no governo da Igreja Universal,  deixando de lado os deveres locais relacionados com essas expressões, tendo no entanto sido mantidas entre os títulos oficiais papais até à actualidade por questões históricas, sendo consideradas uma prerrogativa de honra e não incluindo nenhuma responsabilidade.

Soberano do Estado da Cidade do Vaticano

O título de "Soberano do Estado da Cidade do Vaticano" (Superanus sui iuris civitatis Vaticanae), reflecte o facto do papa ser o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, o título passou a ser usado desde 1929, quando o Tratado de Latrão criou o Estado. 

O papa tem autoridade legal secular em todos os assuntos do Estado,  e sob a lei internacional como chefe de estado, tem imunidade de jurisdição de tribunais de outros países, embora não de tribunais internacionais.


Títulos em desuso

Patriarca do Ocidente
Senhor Apostólico
Santíssimo Senhor


Títulos não-oficiais

Cabeça da Igreja
Santo Padre
Pronome de tratamento

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...