sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FESTAS DA SENHORA DA AGONIA


As grandes festas da Senhora da Agonia começaram hoje, como desde há um século e é classificada a maior romaria de Portugal.

São revestidas de brilhantismo e solenidade religiosa.

Celebram-se em Viana do Castelo, capital do Minho no Norte de Portugal. entre os dias 20 e 22 de Agosto de forma a coincidir com Sexta, Sábado e Domingo.

Milhares de visitantes chegam á cidade para as festas, caracterizadas pela animação, a exibição de ranchos folclóricos, de belíssimos trajes regionais, música, gastronomia e fantásticos espectáculos de fogo-de-artificio.


Viana do Castelo conta com cerca de 30.000 habitantes mas nestes dias chega a atingir 1 milhão de pessoas vindas de todo o país e de muitos paises europeus. 



Dia 20, feriado municipal é o dia de Nossa Senhora d’Agonia.
Na noite de 19 para 20 as gentes da ribeira passam a noite não na sua habitual e perigosa faina, mas na manifestação do seu amor pela Santa Padroeira, ao cobrirem as ruas com tapetes floridos para a passagem da Senhora.

 
O dia começa com bandas de música, gigantones e cabeçudos que percorrem as ruas da cidade.

Benção dos barcos


À tarde depois da celebração solene presidida pelo Bispo da diocese, sai do santuário a imagem da Senhora da Agonia a caminho do Cais dos pilotos, onde será dada a “Bênção ao Mar” e às embarcações, seguindo-se-lhe a Procissão ao Mar e ao Rio com inúmeros barcos a acompanharem a Senhora na sua saída.

Caso o dia 20 não calhe a uma sexta, sábado ou domingo temos então mais estes 3 dias de festa.

Sexta-feira de manhã realiza-se o desfile das mordomas.


As mordomas são as rainhas da Festa, raparigas solteiras, sem fama, que fazem os seus primeiros ex-votos de amor na Romaria da Nossa Senhora d’ Agonia.


Um dos pontos altos da romaria é a realização da majestosa procissão solene.



A revista e o despique entre os diversos grupos de bombos, também é muito apreciado e realiza-se ao meio-dia.


  

Sábado à tarde é o dia do cortejo etnográfico, aqui desfilam os usos e costumes do Alto Minho as tradições, as feiras, as paradas agrícolas e os cortejos temáticos.



As Festas da Senhora D'Agonia encerram com uma fabulosa serenata de fogo de artificio ao qual todos os visitantes não ficam indiferentes.

As Festas da Senhora da Agonia são consideradas as maiores de Portugal.

Hélder Gonçalves

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...