segunda-feira, 1 de outubro de 2012

NAZARÉ

O mistério da anunciação

Nazaré nas montanhas da Galileia - norte de Israel - era, no tempo de Jesus, uma pequena e desconhecida localidade. Nunca mencionada no Antigo Testamento, aparece pela primeira vez no Evangelho com a anunciação do Anjo Gabriel a Maria. Hoje, em Nazaré, convivem judeus, cristãos e muçulmanos, sendo a maior cidade árabe em território de Israel.


Nazaré na tradição cristã

É a cidade onde moravam Maria, José e Jesus. É a localidade onde Jesus cresceu e viveu até aos trinta anos.

Com Belém e Jerusalém, Nazaré é um dos principais lugares de peregrinação dos cristãos em Israel, pois lá se encontra a Basílica da Anunciação.

O actual edifício (1960-69) está construído sobre as ruinas de um grande número de construções, que vão do I ao IV século d.C.

O coração do edifício é o coração do mundo: a gruta da Anunciação.


De Nazaré pode vir alguma coisa boa?

Esta foi a resposta de Natanae (Jo 1,46) quando Filipe lhe disse que tinha encontrado “aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José de Nazaré” (Jo 1,45).

Terra sem glória. Mas depois de Maria de Nazaré aceitar a vontade de Deus, tornando-se na Mãe do Messias, tudo mudou.

A anunciação descrita pelo evangelista Lucas (Lc 1,26-38), reúne personagens da terra (Jacob, David, José, Maria, Isabel, João Baptista) e personagens do Céu (Gabriel, o Pai, o Filho do Altíssimo, o Espirito Santo).

Alguns personagens da terra pertencem à antiga história bíblica, enquanto outros representam o início da história evangélica.

Esta página, constitui assim, uma síntese de toda a história da salvação, a qual se caracteriza por dois elementos fundamentais.


O sim a Deus e o sim de Deus

O primeiro é o sim dos homens a Deus: o sim de Jacob (Gen 46, 1-7); o sim de David (1Sam 17, 12-58); o sim a Deus de José que mesmo não sabendo o que lhe aconteceria, no entanto, aceita quando o Senhor dispôs (Mt 1,18-25). É finalmente o sim de Maria, que condensa todos os “sim” da humanidade a Deus e todas as atitudes do homem que acolhe o mistério do Pai revelado no Filho pela força do Espirito Santo.

O segundo é o sim das personagens do céu, um sim que representa o sim de Deus à humanidade, a sua vontade de ser Deus-connosco para sempre, com uma fidelidade total.

Deus fez-se homem, para que o homem se possa tornar Deus.

Se Deus se encarna, se se mete à procura do homem criado à Sua imagem, é porque a eternidade o ama no seu Verbo, e quer elevá-lo à dignidade de filho adoptivo mediante o Verbo.


O trinómio de Nazaré

Hoje, Nazaré pode considerar-se como uma mensagem para a vida familiar, para o trabalho e sobre o silêncio.

Deus entrou numa família e disse sim aos valores do amor familiar, sinal e reflexo da comunhão com Deus-Trindade.

Deus criador de tudo, fez-se aprendiz e operário, vivendo do seu suor, sem milagres fáceis… Jesus com o seu esforço exaltou o trabalho, vivido como amor e serviço.

Finalmente, Deus, o Verbo, fez-se silêncio durante trinta anos e, paradoxalmente, só durante três anos se dedicou à pregação. O silêncio é a “casa” de quantos querem mudar o mundo, não exibindo-se mas doando-se totalmente.


Nazaré, escola do Evangelho

Nazaré é a escola na qual somos iniciados a compreender a vida de Jesus…

É o lugar onde Deus escolheu uma casa, uma família, onde o Filho de Deus se fez Filho do homem que “crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52).

Aqui Jesus proclamou o núcleo do seu Evangelho: “O espirito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos…” (Lc 4,18).

Por fim, é também lugar da provação: Jesus, o Nazareno, sente a rejeição dos seus concidadãos e vê-se expulso de Nazaré (Lc 4,22-30)


Para (aprender a ) dizer sim

-Que significa para ti dizer sim, com Maria, ao projecto que Deus tem para ti, para a humanidade?

-Quando celebramos Maria, é o sim da humanidade a Deus que é celebrado, pedindo a Maria que o seu sim sustente o nosso, e ao mesmo tempo que o nosso sim estenda o seu a todos os confins da terra.

Que o mês de Outubro, mês profundamente mariano pela tradicional oração do rosário, seja uma ocasião para crescer na união com Maria e com ela entoar a Deus o Cântico do Mistério de Nazaré (Lc 1,46-55).

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...