sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cruz da Ordem de Alcântara


A Ordem de Alcântara desempenhou um papel importante na reconquista espanhola e, numa fase posterior; na vida política da época. Foi, de facto, uma ordem guerreira quando teve que sê-lo, porque assim a pátria exigia.

Mas para se entender a Ordem de Alcântara, o melhor é recuar até à sua constituição. Foi fundada por Suera Fernández Barrientos, em meados do século XII, aprovada pelo Papa Alexandre III em 1177, com a finalidade de combater os muçulmanos da Estremadura.

Ao longo do percurso histórico, foram vários os combates que a instituição travou contra o reino de Portugal. Só o último mestre de Alcântara, Dom Alonso de Monroy, nutriu simpatia pela dinastia portuguesa, o que provocou a inimizade dos Reis Católicos, os quais, por sua vez, viriam a provocar o declínio da ordem, devido à intenção de constituir uma unidade nacional e retirar-lhes os poderes.

O trajecto posterior da ordem foi turbulento. O seu esforço guerreiro deixou de ser uma mais-valia para a pátria espanhola, estabeleceu um colégio numa universidade e fixou morada em Salamanca. A ordem foi suprimida em 1872, mas voltou a ser constituída por Afonso XII.

Quanto à sua cruz… Um corpo de cavalaria do exército espanhol, no século XVII, pregou-a no seu estandarte.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...