Durante as cerimónias do Jacobeu não foram esquecidos as dificuldades e os desafios que a Igreja enfrenta nos dias de hoje.
D. Júlio Barrio, Arcebispo de Santiago de Compostela afirmou que “o respeito pela dignidade humana deverá ser a norma inspiradora de todo o progresso social, cultural e científico”, traçando assim uma meta para toda a sociedade, a começar pelos governantes das nações.
D. Júlio Barrio, salientou a necessidade de ultrapassar os desafios do nosso tempo, mas para isso é necessário uma profunda renovação cultural cristã, ao qual é necessário a recuperação dos valores cristãos como a solidariedade e a caridade entre outros.
D. Júlio Barrio apontou ainda a fidelidade a Deus como o maior desafio enfrentado actualmente pela Igreja e pelos seus membros, afirmando que “não há lugar para o conflito entre a lei divina e a liberdade humana”.
O Rei Juan Carlos, na sua tradicional súplica a São Tiago, pediu ao Apóstolo para que “nos ajude a superar as dificuldades que afectam a nossa vida e a resolver a grave crise económica que atravessamos”.
Sempre que isto acontece a Catedral é fechada á entrada e só se entra pela Porta Santa antecedendo a Porta do Perdão.
O próximo Ano Santo em Santiago será em 2021.
Este Domingo encerrou com uma encenação projectada na fachada da Cateral de Santiago e um monumental fogo de artificio para todos os presentes.
Hélder Gonçalves
.
Sem comentários:
Enviar um comentário