terça-feira, 20 de julho de 2010

SABEDORIA INSONDÁVEL

"Somente o Altíssimo é sábio" (Ecli 1,8);

"A Sua sabedoria não tem limites" (Sl 147,5).

Em Deus, a sabedoria não é como no homem , distinta do seu ser, mas é o próprio ser de Deus.
Deus é suma sabedoria, é raio intelectual luminoso, resplandecente, eternamente subsistente, que abrange e penetra toda a essência divina e, ao mesmo tempo, vê nela, como em sua causa, todas as coisas que existem e poderão existir.

A sabedoria divina atravessa e penetra tudo, graças a sua pureza. Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Omnipotente... Ela é o resplendor da luz eterna, espelho sem mancha da actividade de Deus, e a imagem da sua bondade. (Sab 7, 24-26)

A sabedoria divina é, acima de tudo, conhecimento perfeito de Deus.
Nenhuma criatura, nem sequer os anjos e os bem-aventurados no céu, podem conhecer a Deus, a ponto de esgotar a grandesa infinita do Seu ser.

Só Deus Se conhece perfeitamente a Sí mesmo. Para o homem, incapaz de conhecer a Deus tal qual é, é um gozo imenso contemplar a sabedoria infinita, que penetra todos os mistérios divinos, e um conforto imenso invocá-la e confiar-se a ela, para que seja a nossa verdadeira luz.

"Senhor de misericórdia... Dai-nos a sabedoria... Ela... Guiará os nossos passos com prudência e nos protegerá... E quem conhece os vossos desígnios se vós não lhes dais a Sabedoria , e se do mais alto dos céus não lhe enviais o vosso Espírito Santo?" (Sab 9,1-11.17)

"Senhor, os vossos conselhos são admiráveis e excelsa a vossa sabedoria" (Is 28,29)
 
Ricardo Igreja
 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...