A Bíblia diz que "Deus criou o ser humano a Sua imagem e semelhança" (Gen 1, 26-27). A imagem e semelhança de Deus em nós não é um "selo" que levamos na testa nem na "alma" mas sim uma vocação a construirmo-nos segundo o amor, a verdade e a justiça.
A grande nova desta linguagem bíblica é que Deus nos cria criadores de nós próprios. Cria-nos a sua imagem e semelhança para sermos capazes de criar com ele e como ele. Ser criado por Deus à sua imagem e semelhança significa tornar-se Seu colaborador na obra da criação, sobre tudo na obra da criação de nós próprios, na qual a nossa ação é tão insubstituível quanto a sua!
Somos fiéis a esta vocação divina de sermos à imagem e semelhança de Deus sempre que procuramos a Liberdade e a Responsabilidade. Somos fiéis a esta vocação divina de sermos à imagem e semelhança de Deus sempre que defendemos as causas do amor, da verdade e da justiça. Mas, além disso, também somos a imagem e semelhança de Deus quando descasamos!
Descansar não significa " perder tempo " Descansar à imagem e semelhança de Deus significa apenas estar ocupado em Ser. No corre-corre em que há sempre tantas coisas urgentes para fazer e resolver, esquecemo-nos muitas vezes de Ser!
Descansar a imagem e semelhança de Deus significa amadurecer na Liberdade, olhando dentro e fora de nós para reconhecermos se há escravidões das quais devemos libertar-nos ou sermos mediação de libertação para outros.
Descansar à imagem e semelhança de Deus é parar para dar-se conta de que Viver é infinitamente mais que existir.
Descansar à imagem e semelhança de Deus é escutar a voz de todas as coisas, desde os murmúrios da Criação que durante meses a fio não contemplamos às confidências daqueles que amamos e a quem passamos dias seguidos sem dar dez minutos de atenção.
Descansar à imagem e semelhança de Deus é desabituar-se das manias do mundo, libertar-se das sua cadeias, não ligar as suas modas e arejar dos seus vícios para criar espaço interior de tranquilidade, novidade e diferença.
Descansar à imagem e semelhança de Deus é também encontrar tempo para estar a sós com Jesus. Depois de enviar seus dissípulos a primeira missão, Jesus disse-lhe isto quando regressaram: " vamos juntos procurar um sítio deserto e vamos descansar um pouco..." (Mc 6,31 ). Então, tranquilamente na presença de Jesus ressuscitado, podemos abrir o coração ao lado importante da vida, e deixar o lado urgente na prateleira do adiável. porque Descansar a imagem e semelhança de Deus significa também estar ocupado não a trabalhar mas a trabalhar-se, não a fazer muitas coisas mas a fazer-se, não a produzir mas a renascer!
Ricardo Igreja
.
Sem comentários:
Enviar um comentário