sexta-feira, 25 de junho de 2010

CORES PARAMENTOS LITÚRGICAS

Quando vamos à igreja, notamos que o altar, o tabernáculo, o ambão e até mesmo a estola e a casula usadas pelo sacerdote, combinam todos com uma mesma cor.

Percebemos também que, a cada semana, essa cor pode permanecer a mesma ou variar. Se acontecer de no mesmo dia irmos a duas igrejas diferentes, comprovaremos que ambas usam a mesma cor, com exeção, é claro, da igreja que celebra o seu padroeiro.

Na verdade, a cor usada um certo dia é válida para a igreja em todo o mundo, que obedece a um mesmo calendário litúrgico. Conforme a missa do dia, indicada pelo calendário, fica estabelecida uma determinada cor.

Desta forma, concluimos que as diferentes cores possuem algum significado para a igreja: elas visam manifestar externamente o caráter dos Mistérios celebrados e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico.

Manifesta também, de maneira admirável, a unidade da igreja. No princípio havia uma preferência pelo branco. Não existiam ainda as cores litúrgicas. Estas só foram fixadas em Roma no século XII. Em pouco tempo, devido ao seu alto valor teológico e explicativo, os cristãos do mundo inteiro aderiram a esse costume, que se tornou assim, de carácter universal. As cores litúrgicas são seis, como veremos a seguir.

BRANCO: Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, excepto dos mártires.
Simbolisa alegria, ressurreição, victória e pureza.
É sempre usada em missas festivas.

VERMELHO: Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor do Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão e do Domingo de Ramos. Usado nas missas do Crisma no Pentecostes e martírios.

VERDE: Usa-se nos domingos e dias da semana do tempo comum. Está ligado ao crescimento, à esperança.

ROXO: Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo de penitência, da serenidade e de preparação, por lembrar a noite. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na celebração da penitência.

ROSA: O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (GAUDETE) e 4º domingo da Quaresma (LAETARE). Simbolisa uma breve pausa, um certo alívio no rigor da penitência da quaresma e na preparação do Advento. Simbolo de alegria.

PRETO: Representa o luto da Igreja. Normalmente usa-se na celabração dos fiéis defuntos, mas actualmente usa-se cada vez mais o roxo.

DOURADO E PRATEADO: Usa-se nas solenidades ou celebrações importantes, substituindo a cor litúrgica do dia.

Ricardo Igreja

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...