sábado, 12 de junho de 2010

PEREGRINAÇÃO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Peregrinação a pé ao Monte de Santa Luzia


Mais de 50 mil pessoas são esperadas este Domingo no monte de Santa Luzia, Viana do Castelo, na anual peregrinação que liga os habitantes de Viana do castelo ao Santuário e junta crentes de todas as 40 freguesias do concelho e de outros pontos do País.
A romaria ao Sagrado Coração de Jesus realiza-se todos os anos desde 1918, depois de um voto formulado pela população rogando protecção à epidemia pneumónica que na altura alastrava.
No ano de 1918 a pneumónica matava milhares de pessoas por dia em todo o país. Depois deste voto dos vianenses, nunca mais se registou nenhuma vitima da pneumónica na Diocese.

Num percurso sinuoso e muito inclinado, os peregrinos levam duas horas a fazer a viagem a pé, dos cerca de 5 kilometros, normalmente debaixo de um calor intenso, mas por vezes também debaixo de chuva,  para cumprirem as mais diversas promessas.
Outros optam, somente, por assistir à habitual Eucaristia, presidida pelo bispo da Diocese de Viana, D. José Augusto Pedreira, ao ar livre, que este ano será a última por já estar anunciada a sua sucessão e que muita saudade deixa aos vianenses. 

Manda a tradição que acabem todos por almoçar, em família, nos inúmeros espaços verdes espalhados pela envolvente ao santuário. O funicular de Santa Luzia vai estar também ao serviço dos peregrinos, com o funcionamento praticamente sem paragens.

Localizado no topo da montanha e com uma vista panorâmica sobre a cidade, o Templo de Santa Luzia é um local de referência para o turismo.

Segundo dados da Confraria de Santa Luzia, passam todos os anos pelo local um milhão de visitantes. Muitos fazem a escalada a pé pelos 742 degraus do escadório que liga a cidade ao santuário. Este ano é possível optar pela viagem de funicular que regressou em 2007.

Hélder Gonçalves


.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...