quarta-feira, 16 de junho de 2010

QUEM É JESUS ?

Então Jesus interpelou:

"Mas vós, quem dizeis que Eu sou?" (Mateus 16:15)


Jesus, quem Ele é, ou quem tem sido para nós?

Para alguns pensadores, Ele foi simplesmente um grande pensador, alguém que conseguiu enxergar além do seu tempo, além das suas fronteiras.
Que Jesus foi um grande pensador, não há dúvida.
Aliás, Ele mesmo pensou toda a criação, e a executou, juntamente com o Pai. Outros grandes pensadores nem sequer conseguem pensar em partes pequeníssimeis de tudo o que existe.
Jesus, o Verbo Divino, criou tudo o que existe.

Para outros, Jesus foi um líder social, alguém que quis trazer à humanidade a igualdade e a justiça social.
Se quisesse ter feito tais coisas, poderia e, realmente, acabará com a injustiça quando reinar soberano por aqui. Mas trouxe para nós muito mais que uma simples justiça terrena.
Ele tornou-se a nossa justiça diante de Deus.
Ele reinará com o poder e sabedoria sobre tudo o que existe.
Aliás, a justiça que os homens almejavam naquela época, Ele não trouxe. Estes queriam somente a libertação de uma nação, no caso a nação judaica de sob o jugo Romano, mas Cristo libertou-nos do jugo e da escravidão do pecado. Foi além.

Muitos crêem que Jesus foi um ser iluminado, que alcançou um estágio superior em comparação a outros seres humanos, coisa que grandes homens, como Buda, Maomé, Kardec, Gandhi, entre outros, também teriam conseguido. O que nenhum destes alcançou foi a ressurreição.
Cristo não apenas está ressuscitado, como continua a zelar e a cuidar dos seus servos. Cristo não é lembrado somente pelos seus feitos passados, pela sua história, mas também porque continua a operar, ainda hoje, e assim continuará eternamente. Ele continua no comando da história.

Actualmente, muitas pessoas têm conhecido apenas um Jesus genérico, praticamente um "curandeiro" ou "benfeitor", um "mágico" ou "génio da lâmpada".
Para estes, Jesus não passa de alguém que deve servi-los a qualquer momento, em qualquer circunstância.
Não se viram para os mandamentos do Senhor, somente para aquilo que Cristo lhes pode proporcionar materialmente.
Estes pobres cidadãos da Terra, mal conseguem discernir algum raio de luz dentro da escuridão espiritual na qual estão imersos.
Pobres homens, pois Cristo pode dar muitíssimo mais, vida eterna, plenitude de paz, amor, e eles se contentam apenas com alguns brinquedinhos que brevemente se desfarão.

E para nós, quem é ou quem tem sido Jesus?

Será que nós, como cristãos, podemos continuar a dizer que Ele é o nosso Senhor, nosso Salvador, o direccionador das nossas vidas?
Temos colocado-nos debaixo da autoridade d’Ele, e toda a nossa existência?

Ou será que já estamos a aceitar Jesus somente como um homem enquadrado em alguma das categorias acima, ou em muitas outras que poderia descrever aqui?
Ele ainda continua a ser, para nós, como realmente o é, o Deus encarnado, que amou o mundo, que morreu em nosso lugar, que levantou um povo e o chamou para viver em santidade aqui neste planeta, e que o aguarda para eternamente estar ao Seu lado?

Quem é Jesus para nós?

Hélder Gonçalves


.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...