domingo, 1 de julho de 2012

SENHORA DO MINHO

Senhora do Minho
Realizou-se esta tarde a tradicional peregrinação ao Templo da Senhora do Minho no planalto da Serra d’Arga, presidida pelo Bispo da Diocese Dom Anacleto Oliveira.

Este Templo foi inaugurado há quatro anos, em 2008, mas foi um sonho tornado realidade ao fim de quase 70 anos, aos quais 24 dedicados a fazer a obra.

O Templo da Senhora do Minho, é visto pela Diocese de Viana do Castelo como a igreja de “todos os minhotos” que abrange os dez arciprestados.

Ermida Senhora do Minho
Este Templo, começou com a ideia de dois sacerdotes do concelho de ponte de Lima, que nos anos quarenta do século passado queriam ver sinalizada no alto da Serra d’Arga a devoção à Senhora do Minho e, onde existia e existe ainda uma pequena ermida há Senhora do Minho.

O Templo foi construído totalmente com donativos exclusivamente de todos os minhotos.

Hoje, edificado a mais de 700 metros de altitude, num concorrido planalto onde mora a imagem da Senhora do Minho, trajada com vestes regionais.

Templo Senhora do Minho
 O novo templo tem a traça de um arquitecto de Viana do Castelo, Ovídeo Carneiro, mas antes dele outros dois arquitectos chegaram a fazer esboços que acabaram por não terem efeito.

"É um templo de todos porque toda a gente concorreu para a sua construção e pretende ser um santuário para todos. Cada concelho do Alto Minho tem o seu santuário, mas a Senhora do Minho aparece como o santuário de todos eles", disse, o Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo, Sebastião Pires Ferreira.

HÉLDER GONÇALVES

1 comentário:

  1. Que templo magnífico este da foto... Com essa linda devoção, sem dúvida ela merece!!!
    Parabéns.

    Até breve! Fique com Deus.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...